Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Índios participam de curso de educação alimentar

Um pouquinho de tempo e uma pitada de disposição. Estes são os ingredientes necessários à cerca de 200 indígenas da etnia Bakairi para participar do curso de ‘Educação Alimentar Básico’, do programa SESI Cozinha Brasil. A capacitação, realizada entre os dias 06 e 08.10, visa instruir os participantes sobre uma alimentação saudável, com receitas fáceis, nutritivas e de baixo custo.


De acordo com Emiliana Ferro, nutricionista do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Cuiabá, da Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso (Core/MT), o curso é de extrema importância e um grande desafio para as comunidades indígenas, uma vez que as receitas devem ser adaptadas à cultura alimentar da etnia. Além disso, um interprete auxilia na tradução das aulas.

“Para enfrentar tal situação, é preciso mais do que promover a simples distribuição de alimento. É necessário discutir o problema por meio de ações educativas permanentes, visando à produção, consumo e conservação dos alimentos da melhor forma possível, com o mínimo de desperdício e o máximo de aproveitamento das suas qualidades nutricionais”, analisa Emiliana.

O Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) ensinará a elaboração de um cardápio equilibrado, com receitas que utilizam ingredientes que geralmente são descartados como sementes, casca, talos e folhas; o preparo e manipulação correta dos alimentos e introdução à nutrição.

As aulas são realizadas em uma unidade móvel, equipada com uma cozinha experimental pedagógica. Além disso, os participantes ganham um kit composto de lápis, caderno, touca, avental e um livro com receitas do programa. Após o término do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão. A capacitação é promovida por meio de uma parceria entre o Dsei Cuiabá e Sesi-MT.

Paresí 

 A primeira experiência em ensinar comunidades indígenas sobre educação alimentar, foi realizada na aldeia Rio Verde, da etnia Paresí, em janeiro deste ano, onde 112 pessoas de diversas comunidades da região foram capacitadas pelo programa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet