Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Distância gera transtornos a pacientes do SUS

A grande distância de Nova Bandeirantes (1.026 quilômetros) da capital mato-grossense tem sido motivo de transtornos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, pois a cidade mais próxima é Alta Floresta, que fica a uma distância de 220 quilômetros da região, segundo o deputado Airton Português (PP). O parlamentar apresentou indicação ao Executivo solicitando três ambulâncias, devidamente equipadas para o transporte de pacientes.


Nova Bandeirantes tem hoje, sob sua responsabilidade para o atendimento na área de Saúde, três grandes comunidades da região, o Distrito de Japuranã, distante 50 quilômetros da sede; Paraíso do Norte, distante 80 quilômetros; e, o garimpo de Juruena, que fica a 180 quilômetros do município. A cidade conta apenas com um hospital que não é credenciado ao SUS e, por esse motivo os pacientes têm de ser deslocados para outros centros, inclusive à capital.

“Hoje, as ambulâncias disponíveis no município não atendem mais à demanda e a situação fica cada vez mais crítica porque os pacientes são levados para Alta Floresta, em estrada sem pavimentação e alguns trechos até de cascalho. Tudo isso, em alguns casos até complica o quadro do paciente transportado”, justifica o deputado.

O parlamentar ainda destaca que a Saúde é garantia constitucional por ser um bem disponível. A indicação foi aprovada em Plenário e encaminhada para a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para as devidas providências.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet