Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Lula reúne ministros para discutir projeto de consolidação das leis sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne nesta quinta-feira 17 ministros ligados à área social para discutir um projeto que será encaminhado ao Congresso com a consolidação das leis sociais, seguindo o modelo da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) lançada no governo Getúlio Vargas, na década de 40.


O texto está sendo rascunhado pelo ministro Tarso Genro (Justiça) e deve incluir programas que já receberam aval de deputados e senadores ou que foram lançados por decretos presidenciais. A expectativa é que estejam na consolidação Bolsa Família, Saúde da Família e Merenda Escolar, além da manutenção do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). O conselho é um fórum que reúne integrantes de entidades civis para discussão de temas de relevância nacional.

A ideia do presidente Lula de instituir a consolidação social é evitar que o sucessor possa desfazer as medidas criadas em seu governo. Nos bastidores, no entanto, interlocutores do presidente Lula reconhecem que a consolidação pode dar sustentação à bandeira social da candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na disputa pela sucessão presidencial em 2010.

Na avaliação dos interlocutores, o tema pode dominar os debates eleitorais e, numa possível disputa com os tucanos em relação ao atendimento nessa área realizado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os petistas sustentam que levam larga vantagem.

No mês passado, o presidente Lula comentou sobre a consolidação das leis sociais, afirmando que sua proposta era transformar os projetos em políticas de Estado. "Vou fazer a consolidação das políticas sociais que criamos nesse país para transformar em política de Estado. A quantidade de políticas que fizemos demonstra parte do sucesso desse momento que estamos vivendo. Tem que se andar daqui para frente, não pode andar pra trás", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet