O frasco desenvolvido pela empresa norte-americana Vitality não quer que os pacientes esqueçam de tomar seus remédios. Ou, se esquecerem, o produto pode dedurar para médicos e parentes. Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Saúde de New England, nos Estados Unidos, o fato de os pacientes não tomarem remédio custa US$ 290 bilhões por ano e dobra as taxas de mortalidade entre pacientes de diabetes e problemas coronários.
O sistema é composto pela tampa do frasco e por uma estação com visual de uma lâmpada. Quando o usuário abre o frasco, ele emite um sinal wireless (sem fio) para a base que, por sua vez, envia mensagens nos Estados Unidos.
O sistema é composto pela tampa do frasco e por uma estação com visual de uma lâmpada. Quando o usuário abre o frasco, ele emite um sinal wireless (sem fio) para a base que, por sua vez, envia mensagens pela rede da AT&T, nos Estados Unidos.
Se o frasco não for aberto na hora certa, a tampa começa a piscar para lembrar o paciente que ele esqueceu seu remédio. Caso isso não funcione, o produto também emite sons. Por último, o sistema pode enviar uma mensagem de texto que funciona como lembrete. O produto também pode encaminhar esse alerta para outras pessoas (parentes e médicos) para “dedurar” o paciente.
A data de lançamento da novidade e preço ainda não foram divulgados. Uma versão mais simples, sem o sistema que emite mensagens, está disponível nos EUA por US$ 99.