Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Economia

em Juína

Multinacional perde direito de explorar jazidas de diamantes

Foto: Circuito MT

Garimpo em Juína

Garimpo em Juína

A multinacional canadense Diagem, após 11 anos de indefinições em termos de investimentos, perdeu hoje o direito de explorar as ricas jazida de diamante no município de Juína (localizado a 740 km de Cuiabá). Isso porque o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)  indeferiu pedido de prorrogação solicitado pela companhia, que era detentora do direito de exploração do subsolo na região do Chapadão, uma das mais ricas restantes. 


Com o indeferimento, a Cooperativa de Produtores de Diamantes Ltda. (Cooprodil) poderá, enfim, explorar as jazidas naquela região. Segundo fontes do setor mineral, um requerimento da Cooprodil deve ser encaminhado ao DNPM o mais rápido possível para garantir a exploração no subsolo do Chapadão. A cooperativa é formada, na maior parte, por proprietários das áreas da região.

"A Cooprodil tem prioridade na aquisição da área, já que esta é uma região com grande potencial diamantífero e seus sócios são proprietários do solo", segundo informações do prefeito daquele município Altir Antonio Peruzzo (PT), para o Olhar Direto, em Brasília.

Aliás, o mérito para o fim da novela ser favorável aos cooperados da Coopradil é do prefeito e da senadora Serys Slhessarenko (PT). Eles estiveram reunidos na quarta-feira com o diretor geral do DNPM , Miguel Antonio Cedraz Nery, justamente para cobrar um solução para problema que se arrastava há 11 anos.

Via assesoria, o prefeito destacou que o indeferimento "é uma vitória do povo de Juína e da Coopradil, produzido pelo Mutirão Arco Verde, realizado em Juína há duas semanas,  no qual foi debatido o problema com o chefe do 12° Distrito do DNPM/MT, Jocy Gonçalves Miranda.

Com a decisão, a atividade garimpeira poderá ser reestabelecida e a cooperativa pode se habilitar e começar a fazer extração mineral com pessoas do próprio município, sem esperar recursos "incertos" investimentos dos canadenses.

Juína, apesar da falta de investimentos, ainda é o maior produtor nacional de diamante destinado à indústria, respondendo por mais de 30% da produção brasileira. Nos áureos tempos, o município chegou a responder por mais de 90% da produção nacional de diamantes industriais. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet