Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Lula diz que vazamento do Enem prejudica estudantes, não o governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insinuou nesta sexta-feira que o furto do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi uma artimanha política para prejudicar o governo, mas que resultou no prejuízo para o ingresso de estudantes na universidade.


O presidente ainda chamou a pessoa que vazou o exame de irresponsável. O Enem seria realizado, no fim de semana passado para 4,1 milhões de estudantes de todo o país, mas foi cancelado depois que parte da prova foi divulgada pela imprensa.

"Eu não sei se tinha alguém que se sente prejudicado pelo Enem que resolveu fazer com que o Enem não desse certo esse ano. Se a pessoa pensou que estava prejudicando o governo, a pessoa na verdade foi um irresponsável que prejudicou a tentativa de jovens através do Enem entrar na universidade. Retardou pelo menos a pretensão desses jovens", disse.

O presidente afirmou que a situação do vazamento é curiosa. "Eu acho que o Enem é daqueles incidentes que sabe ninguém quer. Eu sinceramente não posso acreditar que o momento em que está vivendo o Brasil alguém, tivesse a intenção de roubar uma prova do Enem e levar para a imprensa, veja porque antigamente se levava para vender aos cursinhos", afirmou.

Apesar das insinuações, o presidente disse que não poderia apontar os responsáveis e que é preciso investigar. "A gente não pode afirmar a serviço de quem isso aconteceu. sabe eu não sei quem é que se sente prejudicado pelo Enem. Você poderia me ajudar nisso, a fazer uma investigação de quem se sentia prejudicado pelo Enem porque pode ter haver com quem roubou a prova", disse.

A Polícia Federal indiciou cinco pessoas pelo vazamento do exame. O delegado Marcelo Baltazar descartou qualquer suspeita de motivação política no caso. Foram indiciados Felipe Pradella, Felipe Ribeiro e Marcelo Sena --funcionários da Cetro, uma das três empresas que compõem o consórcio Connasel, então responsável pela elaboração e aplicação do Enem--, o empresário Luciano Rodrigues, dono de uma pizzaria nos Jardins, e o DJ Gregory Camillo de Oliveira Craid.

As provas do Enem foram remarcadas para os dias 5 e 6 de dezembro. Os estudantes que não quiserem ou não puderem fazer a prova devem enviar uma carta para o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) fazendo a solicitação de reembolso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet