Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Economia

ineditismo

Comissão concede primeiro Nobel em Economia a uma mulher; dupla divide prêmio

Foto: Divulgação

linor Ostrom e Oliver Williamson, ganhadores do Nobel de Economia

linor Ostrom e Oliver Williamson, ganhadores do Nobel de Economia

Os americanos Elinor Ostrom e Oliver Williamson ganharam nesta segunda-feira o Prêmio Nobel de Economia. Ostrom é também a primeira mulher a receber o prêmio de Economia desde sua instituição, em 1968.


O prêmio, de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão), foi concedido a Ostrom por seu trabalho na demonstração de como propriedades em comum podem ser utilizadas por associações de usuários. Já Williamson foi laureado por sua teoria sobre resolução de conflitos entre corporações. 

"Nas últimas três décadas, esses trabalhos seminais contribuíram para fazer avançar a pesquisa em governança econômica das margens para a dianteira da atenção científica", declarou o comitê, em um comunicado.

Elinor Ostrom, da Universidade de Indiana (centro), nasceu em 1933 em Los Angeles (Califórnia) e é PhD em ciência política. Ela "demonstrou como as co-propriedades podem ser administradas com eficácia por associações de usuários", destacou o comitê.

Oliver Williamson, da Universidade da Califórnia em Berkeley (costa oeste), nasceu em 1932 e é PhD em Economia. Ele "mostrou que os mercados e as organizações hierárquicas, à imagem das empresas, têm estruturas de governança alternativas que diferem no seu modo de resolver conflitos de interesse", diz o comitê.

O prêmio Nobel de Economia é entregue pela Academia Real de Ciências da Suécia, mas foi instituído pelo banco central da Suécia. O prêmio em dinheiro, além de uma medalha de ouro e um diploma são entregues aos vencedores pelo rei da Suécia no dia 10 de dezembro --aniversário da morte de Alfred Nobel, em 1896.

Entre os trabalhos mais representativos de Elionor Ostrom estão: "Governing the Commons: The Evolution of Institutions for Collective Action" ("Governando o bem comum: A Evolução das Instituições para a Ação Coletiva", em tradução livre); "Institutional Incentives and Sustainable Development: Infrastructure Policies in Perspective" ("Incentivos Institucionais e Desenvolvimento Sustentável: Políticas de Infraestrutura em Perspectiva", em tradução livre), entre outros.

A pesquisa de Ostrom se concentra principalmente nas interações entre a sociedade civil e as instituições. Pesquisadora do programa de ciências cognitivas da Universidade de Indiana (EUA), ela coloca como suas áreas de interesse modelos para explicar a dinâmica das escolhas coletivas em diversas instâncias da sociedade.

Williamson é professor emérito de Negócios, Economia e Legislação da Universidade da Califórnia (EUA) desde 1988. Entre seus últimos trabalhos publicados estão: "The Economics of Governance" ("A Economia da Governança", em tradução livre), "Transaction Cost Economics and Business Administration" ("Economia dos Custos de Transação e Administração de Negócios", em tradução livre) e "Examining Economic Organization Through the Lens of Contract" ("Examinando a Organização Econômica Através das Lentes do Contrato", em tradução livre).

Mulheres

Neste ano, já contando com Ostrom, cinco mulheres receberam prêmios Nobel. Na semana passada, Elizabeth Blackburn e Carol Greider, com Jack Szostak, dividiram o prêmio de Medicina, por suas descobertas de como a enzima telomerase protege os cromossomos. O trabalho lança luz nos estudos do câncer e do processo de envelhecimento.

A escritora alemã nascida na Romênia Herta Müller, 56, que mapeou as dificuldades e humilhações impostas pelo regime brutal de Nicolae Ceausescu, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 2009 por retratar "a paisagem dos despossuídos". A Academia Sueca, que elogiou "a concentração de sua poesia e a franqueza de sua prosa", disse que Müller ficou sem palavras ao ser informada de que recebera o prêmio.

O Nobel de Química, por sua vez foi partilhado entre a israelense Ada Yonath e os americanos Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz, por mostrarem como os ribossomos --máquinas produtoras de proteínas dentro das células-- funcionam, trabalho que tem implicação importante para os antibióticos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet