Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

cobrando ações

Rondonópolis: feridas de campanha não estão devidamente cicatrizadas

12 Out 2009 - 12:16

Da Redação - Kelly Martins/Marcos Coutinho

Rondonópolis: feridas de campanha não estão devidamente cicatrizadas
As idas e vindas do vice-governador Silval Barbosa (PMDB) ao município de Rondonópolis já causam certo “desconforto” aos lideres ligados ao prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), que encaram as visitas como mero marketing político para a campanha ao governo em 2010. O 'deslocamento' de Silval para Rondonópolis já foi realizado oito vezes neste ano e o grupo de Pátio cobra uma ação mais efetiva por parte do vice-governador ao invés de "mero discurso e encenações eleitorais".


Capitanear recursos é mais do que uma obrigação do vice-governador, segundo avaliam fontes próximas ao prefeito. Contudo, querer que Zé do Pátio declare, desde já, apoio para a candidatura de Barbosa antes de uma ação verdadeiramente concreta, já seria demais. Até o momento, de acordo com os líderes mais próximos de Pátio, apenas um convênio foi firmado entre o governo e a Prefeitura de Rondonópolis. "É muito pouco para quem quer muito", ressalva uma fonte ouvida pelo Olhar Direto.

A "rusga" entre os dois peemedebistas começou na eleição municipal do ano passado, quando Silval foi “acusado” de abandonar o companheiro de partido [Pátio] para não bater de frente com o governador que apoiava o candidato derrotado, Adilton Sachetti (PR), ex-prefeito daquele município e secretário extraordinário de governo.

Querer que Zé do Pátio declare já apoio ao colega correligionário é encarada pelo grupo e pelo próprio prefeito como uma tamanha incoerência e só evidência que as “feridas da campanha ainda não foram cicatrizadas”. Pelo contrário, estão sendo expostas com a atitude de Pátio e sua ausência diante da comitiva governamental [Blairo e Silval].

Apesar do PMDB trabalhar no fortalecimento da candidatura de Silval Barbosa para assumir o Palácio Paiaguás, tendo como principal articulador o deputado federal Carlos Bezerra, Zé do Pátio já chegou a declarar que será coerente e grato e vai subir no palanque daqueles que o apoiaram no pleito do ano passado. A tal gratidão é direcionada ao prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), cotado a ser candidato ao governo no próximo ano.

E Barbosa sabe disso. Apesar de não ter subido no palanque de Pátio, o vice-governador precisa costurar o apoio do prefeito e mostrar que tudo vai bem, obrigado, no PMDB. Com efeito, Pátio será um dos protagonistas do pleito de 2010 e Barbosa, que sonha alto e conta com o apoio incondicional do governador, quer o "ombro amigo" do prefeito.

Vale lembrar que Zé do Pátio venceu sozinho as eleições do ano passado contra os poderosos grupos de Maggi, Sachetti, do deputado federal Wellington Fagundes (todos do PR) e, de quebra, o do deputado estadual Percival Muniz (PPS), que ficou ausente até reta final do pleito e ainda subiu no palanque republicano, que saiu derrotado.

Atitudes

Zé do Pátio não participou oficialmente das duas inaugurações feitas por Blairo Maggi, em Rondonópolis, ontem. Na inauguração da Avenida Daniel Clemente, no bairro Jardim Morumbi, o prefeito chegou às 15h30 e esperou o governador até às 17h15 (segundo as mesmas fontes), cumprimentou as autoridades e foi embora. Na principal solenidade presidida pelo governador, a inauguração da Rodovia do Peixe" (MT-471), para ligar a área urbana à zona rural do município, Pátio, deixou o local por estar "cansado de esperar" o republicano, que se atrasou.

Atualizada às 17h50


Leia também:


Zé Carlos do Pátio "esvazia" palanque de Silval e Maggi
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet