Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Pré-candidato, Tarso prioriza viagens oficiais ao RS; governo nega irregularidade

Pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, o ministro Tarso Genro (Justiça) priorizou as visitas à capital do Estado, Porto Alegre, nas viagens oficiais que realizou ao longo de 2009. O ministro viajou neste ano ao menos 20 vezes para o Estado em visitas oficiais custeadas pelo governo --numa média de duas idas por mês.


O Ministério da Justiça gastou mais de R$ 10 mil no pagamento de passagens para as viagens do ministro a Porto Alegre entre janeiro de outubro deste ano. Em alguns desses trechos, as passagens incluem escalas em outras capitais, mas com o encerramento da viagem no Rio Grande do Sul.

Levantamento realizado pela Folha Online no Portal da Transparência do Ministério da Justiça mostra que, com a proximidade da disputa eleitoral de 2010, o ministro intensificou suas visitas ao Rio Grande do Sul.

Entre julho e o dia 13 outubro deste ano, o ministro viajou 14 vezes para o Estado. A pré-candidatura de Tarso ao governo estadual foi anunciada no início de julho.

Em contrapartida, Tarso visitou cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte (maiores capitais brasileiras) apenas seis vezes no mesmo período --sempre com a escala final em Porto Alegre. Como o ministro possui residência em Porto Alegre, não são registrados pagamento de diárias em seu nome.

Os compromissos de Tarso no Estado são relacionados a atividades do Ministério da Justiça, como o Pronasci e o programa "Territórios da Cidadania", mas também incluem solenidades de posse dos sindicatos dos policiais federais e do superintendente da Polícia Rodoviária Estadual.

A última visita do ministro a Porto Alegre ocorre nesta sexta-feira. Tarso participou da solenidade de entrega de viaturas e equipamentos para o Pronasci Fronteiras. A viagem desta sexta-feira ainda não foi incluída no Portal da Transparência do ministério.

A prática adotada pelo ministro da Justiça também tem sido utilizada por outros ministros do governo Lula que estão de olho nas eleições de 2010. As agendas dos ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Paulo Bernardo (Planejamento), Hélio Costa (Comunicações) --que são apontados como possíveis candidatos-- mostram que eles estão privilegiando compromissos oficiais em seus Estados.

Outro lado

Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, Tarso priorizou todos os Estados brasileiros nas visitas realizadas este ano. A assessoria também afirma que lei, aprovada em 2002, permite aos ministros o retorno ao seu Estado de origem no descanso semanal --por isso Tarso realiza as visitas a Porto Alegre nas sextas e segundas-feiras.

O ministério argumenta, ainda, que não houve privilégio na destinação de recursos do governo para o Rio Grande do Sul. Segundo os assessores, apesar de Tarso não visitar outros Estados com a mesma frequência, isso não significa que as unidades federativas tenham deixado de receber recursos do Ministério da Justiça.

O ministro tem sinalizado que deve deixar o governo em dezembro para se dedicar à campanha. Nos bastidores, Tarso trabalha para emplacar o deputado e secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo (PT), como seu sucessor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet