Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Deputados vão verificar presença de bases militares na Colômbia

Um grupo de deputados da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai a Colômbia, Venezuela e Equador, na segunda quinzena de novembro, para verificar a presença de bases militares norte-americanas na região. Os parlamentares também deverão discutir questões como a migração ilegal; e o tráfico humano, de drogas e de armas.


Autor da sugestão, o deputado Raul Jungmann (PPS/PE) acredita que a visita abre um canal diplomático entre os parlamentos. "Conhecendo melhor o outro país, a gente pode estabelecer compromissos e acordos e, inclusive, fazer tramitar leis e protocolos que venham a nos ajudar a enfrentar problemas conjuntamente", disse Jungmann, citando o tráfico, o combate à guerrilha e as amplas fronteiras como pontos críticos.

Reforço x Soberania

A tensão aumentou na região depois que a Colômbia aceitou ampliar as bases militares norte-americanas em seu território. O governo do presidente Alvaro Uribe justificou a operação como um reforço para o combate ao narcotráfico. Já o presidente Hugo Chávez sustenta que a presença norte-americana ameaça a soberania da Venezuela.

O Parlamento da Colômbia sinalizou que os deputados brasileiros serão bem recebidos naquele país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet