Líder inconteste no mercado de sistemas operacionais para computadores, a Microsoft enfrenta, com seu Windows Mobile, uma disputa muito mais acirrada no setor de plataformas para telefones celulares.
Nos últimos dois anos, a empresa testemunhou investidas sólidas de duas de suas maiores arquirrivais no mercado de smartphones: a Apple, com o iPhone; e o Google, responsável pelo sistema Android.
Boa parte dos principais fabricantes de celulares do mundo anunciou ou já está comercializando aparelhos com a plataforma móvel do Google --entre eles, HTC, Motorola, LG e Samsung.
Para tentar frear o avanço da concorrência, a Microsoft lançou na semana passada uma nova versão do Windows Mobile, a 6.5.
Entre as principais novidades, estão mudanças na interface que buscam tornar o sistema mais facilmente operável com a ponta dos dedos em aparelhos com telas sensíveis ao toque.
Em celulares com versões anteriores do Windows Mobile, o uso da canetinha era praticamente indispensável, já que as diminutas áreas de contato na tela exigiam precisão quase cirúrgica para ser alcançadas.
Outra novidade do Windows Mobile 6.5 é a loja virtual de programas Marketplace, seguindo uma tendência iniciada pela App Store, da Apple.