Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Educação

Dia do Professor é comemorado com reconhecimento e festa

Homenagens, premiações, música e confraternização marcaram ontem (16) a festa em comemoração ao Dia do Professor, realizada todos os anos pela prefeitura da capital.


Cerca de 5 mil pessoas, entre professores e acompanhantes, prestigiaram o evento, que teve início com homenagens aos educadores, lembrados e valorizados por grandes pensadores da educação, como Paulo Freire.

A festa contou com a presença de convidados ilustres, como Antonieta Costa Cintra, de 82 anos, aposentada da rede municipal de ensino há 20 anos. Ativa e falante, a professora conta que foi a primeira diretora da escola Filogônio Correia, no bairro Campo Velho, em 1970. “O local da escola era deserto. Eu tinha um fusquinha e dava carona pras cinco professoras que trabalhavam lá, pois não havia transporte coletivo para lá”, relembra.

Feliz como o convite para a festa, Antonieta afirma se sentir realizada com a profissão e afirmou que o ‘professor é um eterno aprendiz’. “Cada ano que passa, vamos aprendendo com nossos alunos. Dei o melhor do que eu tinha para as crianças e a juventude”.

Outro professor homenageado no evento foi Benedito Pedro Dorileo, de 75 anos. O educador aposentado doa o nome ao Título Honorífico de Honra ao Mérito, idealizado pelo vereador Roosivelt Coelho. Aprovada por unanimidade pelos parlamentares da capital, o prêmio, a partir do próximo ano, será entregue aos professores da rede municipal de ensino que se destacarem. “Eu não poderia passar por uma casa de leis e não deixar uma homenagem ao segmento profissional mais importante da sociedade”, disse Coelho.

Presente à comemoração, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, disse que a homenagem da Câmara Municipal aos educadores é uma honraria criada em reconhecimento aos mestres que se destacam no exercício da sua profissão.

Na oportunidade, o prefeito enfatizou que um governo sério deve tratar a educação como a prioridade das prioridades. “A educação é o elevador dos mais pobres. Se estou aqui hoje, é porque tive oportunidade de estudar. Onde eu estiver, sempre tratarei a educação como prioridade”.

Santos também falou dos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e do reconhecimento que esse trabalho tem recebido. “Recebemos o prêmio Mama África, em São Paulo por implementar da Lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar das unidades de ensino da capital. Esta semana fomos convidados a apresentar o programa Educa Mais, em Brasília, por ser um dos três melhores no país. Tudo isso é fruto dos investimentos feitos na educação do município”, concluiu.

O secretário de educação da capital, Carlos Carlão Pereira Nascimento, afirmou que todas as conquistas no ensino do município, são reflexos da prioridade da administração municipal no setor, mas também do comprometimento dos profissionais com uma educação de qualidade. “Você, professor, mesmo às vezes com dificuldades, tem feito a diferença porque vocês querem mudar. A qualidade desse trabalho e os resultados dele são méritos de vocês”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet