Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Combate a incêndio

Aeroportos de Sinop e Alta Floresta ganham caminhões

Os aeroportos de Sinop e Alta Floresta serão contemplados com caminhões de combate a incêndio modelo AP2. A aeronáutica vai disponibilizar dois caminhões usados que estão parados em outros aeroportos. O AP2 possibilita que os aeroportos recebem pousos e decolagens de aviões de grande porte.


O comunicado oficial chegou ao prefeito Juarez Costa (PMDB) no começo da noite de ontem (19). Hoje, a Prefeitura de Sinop busca informações para assinar o convênio com a Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (Direng), documento necessário para que o caminhão seja fornecido.

A autorização para doação dos caminhões AP2 foi feita após visita "in loco" feita pelos brigadeiros da aeronáutica, no intuito de verificar a real situação dos aeroportos e a urgência do pedido. A aeronáutica também irá oferecer treinamento para os bombeiros das duas cidades que estarão utilizando o veículo, no intuito de atender as exigências legais para o manuseio do mesmo.

Recentemente, a empresa que opera no Nortão foi notificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a voltar a operar com aviões pequenos, para no máximo 45 passageiros, já que as duas pistas não tinham os AP2 para atender aviões de 72 passageiros, caso houvesse algum acidente durante operação na pista.

O governo de Mato Grosso solicitou ao governo federal que comprasse os caminhões para as duas cidades. Porém, cada unidade custa em torno de R$ 1,5 milhão e leva até oito meses para ficar pronta, com fabricação na Alemanha.

A expectativa das prefeituras do Nortão é que os caminhões usados cheguem em 15 dias. Depois disso, a companhia aérea poderá voltar a operar com aviões de grande porte na região.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet