Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Economia

Sustentabilidade é tema de evento internacional em Cuiabá

Responsável por 62% das exportações da região Centro-Oeste, sendo que deste percentual a maior parte é de venda das commodities soja, carne e milho, Mato Grosso figura entre os principais produtores de alimentos do Brasil e do mundo, sendo o sexto Estado que mais exporta no país, de acordo com dados acumulados de janeiro a setembro de 2009, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Em virtude de seu grande potencial produtivo, Mato Grosso foi escolhido para sediar o evento internacional ‘Global Forum América Latina’ (GFAL), que acontece nos dias 9, 10 e 11 de novembro, em Cuiabá, no espaço Cenarium Rural.


O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) é o organizador do evento na capital mato-grossense, que já ocorreu em Curitiba, São Paulo, João Pessoa e Belém. A iniciativa reunirá representantes de empresas, poder público, sociedade civil e universidades para discutir o tema ‘Como a sustentabilidade agrega valor aos negócios na região que alimenta o mundo’. O objetivo é possibilitar a troca de informações e incentivar a elaboração de projetos sobre a temática, por meio da articulação e formação de alianças estratégicas entre os quatro setores.

O Global Forum é o maior movimento mundial de conversação sobre inovação da educação para a sustentabilidade. “Produzir de forma sustentável, sem comprometer os recursos naturais para as próximas gerações é o principal desafio do país, especialmente de Mato Grosso, que é um dos Estados que mais cresce e além de apresentar uma grande vocação agrícola fortalece cada vez mais a agregação de valor de seus produtos. O encontro é a oportunidade para discutirmos propostas de ações que contribuam para a sustentabilidade de forma competitiva”, analisa o presidente do Sistema Fiemt, Mauro Mendes.

PROGRAMAÇÃO – No dia 9 de novembro, a partir das 14h30, 15 empresas da região Centro-Oeste vencedoras do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT) apresentam seus cases de sucesso e debatem os temas Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho e Desenvolvimento Socioambiental. Às 19h haverá o coquetel de abertura do evento, com a presença de autoridades e do Ph.D em Psicologia Organizacional Ronald Fry, um dos criadores da metodologia ‘Investigação Apreciativa’, utilizada no encontro. Apesar de gratuita, a participação no evento é direcionada.

Nos dias 10 e 11, os participantes do evento se reúnem em mesas-redondas, compostas por representantes de empresas, poder público, sociedade civil e universidades, e discutem o tema por meio do método ‘Investigação Apreciativa’, que permite construir conhecimento em grupo, a busca de inovação em escala, inspirada pela cooperação e aprendizagem antecipada. O processo acontece em quatro fases: descoberta – fase em que se aprecia o que as instituições têm de melhor; sonho – desafio em busca do ideal; planejamento – construção coletiva de imagens positivas do futuro; e destino – imagens positivas do futuro são sustentadas.

HISTÓRICO – O Global Forum surgiu no ano 2000, a partir do Global Compact, na Organização das Nações Unidas (ONU), fundindo-se com o Business as an Agent of World Benefit (BAWB) em um encontro promovido por Kofi Annan e organizado por David Cooperrider (Case Western Reserve). Sua finalidade é contribuir para o fortalecimento das relações entre o mundo empresarial e o acadêmico, de modo a torná-los parceiros permanentes na produção, utilização e divulgação do conhecimento.

O Sistema Federação das Indústrias no Estado do Paraná (Sistema Fiep) foi o responsável por trazer os debates do Global Forum ao Brasil, em 2008, e o Sesi Nacional expandiu o evento para todas as regiões do país. O movimento é uma iniciativa do Sistema Fiep, Case Western Reserve University (EUA) e BAWB (Business as an Agent of World Benefit), realizado pela Unindus (Universidade Corporativa do Sistema Fiep) e Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

Informações sobre o ‘Global Forum América Latina’ em Cuiabá pelo telefone (65) 3611-1510.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet