Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Combate ao mosquito

Mutirão contra a dengue começa com patrulhas de remoção de lixo

O primeiro passo para combate aos focos do mosquito da dengue será feito com a remoção de lixo de residências e terrenos baldios. O primeiro bairro onde a ação será feita é o Pedra 90, na região Sul de Cuiabá, e contará com o auxílio de quatro patrulhas mecanizadas, compostas de três caminhões e uma pá carregadeira. No caso de Várzea Grande, serão três patrulhas. Durante 60 dias, o Estado vai ceder o maquinário para a ação e investirá R$ 1,2 milhão.


Segundo informações da Secretaria de Comunicação do Estado, estes foram alguns dos encaminhamentos decididos após reunião coordenada pelo vice-governador Silval Barbosa, na tarde desta terça-feira (20) com os secretários estadual de Saúde (SES), Augustinho Moro e de Infraestrutura (Sinfra) do Estado, Vilceu Marcheti, bem como, o responsável pela Pasta no município, Euclides Santos; o diretor de Vigilância e Saúde de Cuiabá, Wagner Simplício; o secretário de Serviços Públicos de Várzea Grande, Benedito Pinto; o secretário-adjunto da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Benjamin Franklin de Araújo; e o presidente da União Cuiabana das Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins.

Silval observou que o Governo conta com mais esta parceria entre diversas entidades e instituições públicas para replicar o que foi feito no caso da Ucamb, quando a administração estadual encascalhou e recuperou ruas de 80 bairros de Cuiabá. "Vamos fazer um outro processo de mutirão de limpeza para combate à dengue. Estamos preocupados com os casos e para isso estamos cedendo maquinário e óleo diesel numa verdadeira força tarefa", afirmou.

O secretário de Estado Augustinho Moro diz que o Governo está vigilante quanto a doença e que já constituiu um Comitê Estadual de Combate a Dengue, com aproximadamente 30 entidades. "Queremos envolver toda a sociedade nesse processo. Sem ter a população engajada, não teremos como eliminar os focos da dengue", disse.

"Vamos fazer uma grande ação, recolhendo lixo do local de foco do mosquito. Paralelamente, o Governo vai lançar uma grande campanha publicitária para orientar a população", adiantou algumas ações fora o mutirão de limpeza. Moro afirma que em Cuiabá e Várzea Grande há cerca de 60 mil terrenos baldios, sendo 40 mil deles só na Capital.

De acordo com Simplício, o início da limpeza pelo bairro Pedra 90, em Cuiabá se deve ao fato de no local existir maior ocorrência de dengue tipo grave (casos com complicação e versão hemorrágica) e de infestação larval ou predial. Ele previu que o trabalho de limpeza com as patrulhas deve iniciar na semana que vem. Segundo Simplício, o secretário Euclides deve se reunir nesta quarta-feira (21.10) com Marcheti para definir a data do início do mutirão em Cuiabá.

"Vamos alertar a população quanto à qualidade da saúde do seu bairro. Este é um esforço do governo do Estado e da Prefeitura de Cuiabá e Várzea Grande para tornar as cidades mais saudáveis", argumentou sobre as ações. "Oitenta porcento dos criadouros do mosquito da dengue em Cuiabá estão nos quintais das casas, em reservatórios altos e baixos, como tambores e caixas d´água e manilhas", disse sobre os principais focos. "Depois vem o lixo nos quintais, pneus e terrenos baldios", completa. Até a semana passada, Cuiabá registrou cerca de 300 casos graves da doença.

Marcheti solicitou dos secretários presentes e responsáveis pela Saúde um prazo de dois a três dias antes de iniciar o trabalho nos bairros. "Neste momento não é só limpeza do terreno baldio. Vai se recolher o lixo e o problema maior é onde o cidadão mora e não tem condição de fazer o recolhimento", recomenda.

O secretário Augustinho Moro informou que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fará o lançamento da campanha nacional de combate a dengue em Mato Grosso, cuja data deve ser na primeira quinzena de novembro, em dia a confirmar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet