Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

Projeto VivaLeitura: Professor indígena de MT recebe premiação nacional

O professor da etnia xavante Ciro José Shairo, do município de Campinápolis, é um dos vencedores do Prêmio VivaLeitura de 2009. A solenidade de anúncio dos vencedores ocorreu ontem à noite, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Ele irá receber um prêmio de 30 mil reais, que, conformou anunciou, serão investidos na ampliação do projeto “O Caminho da Leitura”, que inscreveu na competição.


Em outras edições, Mato Grosso já teve finalistas na promoção. Porém, esta é a primeira vez que um professor do estado recebe o prêmio. Ciro José Shairo venceu na categoria “Bibliotecas Públicas e Privadas”. Ele concorreu na fase final com outros quatro projetos, da Bahia, Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A professora Rose-Meire Dias Santos, da Escola Estadual “Jardim Araguaia”, de Barra do Garças, também esteve em São Paulo na solenidade de premiação. Ela concorreu na categoria “Escolas Públicas e Privadas”, com o projeto “Biblioteca Ambulante: A Cor da Cultura Formando Leitores e Jovens Griots”. Porém, o vencedor da categoria foi o projeto “Flis – Festival Literário do Sertão”, de Sertânia, município do interior de Pernambuco.

Quanto ao projeto do professor Ciro, é uma iniciativa que visa combater o analfabetismo entre os índios de sua região. Ele dá aulas na Escola Municipal Indígena “Santo Antônio”, na aldeia Nova Campina, no município de Campinápolis, Ciro José também é professor de um anexo da Escola Estadual “Couto Magalhães”, que funciona na localidade.

O projeto se desenvolve numa biblioteca construída pelos professores e caciques, dentro da aldeia Xavante “Semente Viva”. Conforme a assessoria do “Vivaleitura”, os primeiros 200 livros do acervo foram doados pelo projeto “Expedição Vagalume”, que também ajudou na formação de mediadores de leitura. No início, cerca de 260 crianças e 80 adultos usufruíam do acervo. Hoje, a biblioteca consegue atender, além da Semente Viva, mais outras seis aldeias da região. Com o valor recebido do Vivaleitura, o professor Ciro prometeu construir um galpão para abrigar um acervo ainda maior.

A cerimônia de premiação contou com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira; do secretário de Educação Continuada do MEC, André Lázaro; do secretário geral da Organização Ibero-Americana para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), Álvaro Marchesi, e de Andrés Cardó, representante da Fundação Santillana no Brasil, a patrocinadora exclusiva do Vivaleitura desde a sua primeira edição, em 2006.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet