Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

“Café na merenda, saúde na escola” leva alimentação e educação para escola pública em Cuiabá

A Escola Municipal de Ensino Básico Francisco Pedroso, no bairro São Francisco de Assis, em Cuiabá (MT), recebeu na manhã desta terça-feira (23.10), a visita da nutricionista da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Christianne Monteiro, que proferiu a palestra “Alimentação e hábitos de vida saudáveis”. O encontro faz parte do Programa “Café na merenda, saúde na escola”, uma parceria da multinacional japonesa Mitsui Alimentos e ABIC, que foi implantado no colégio em abril deste ano.


Ao longo do encontro as crianças do período matutino se reuniram na quadra da escola para aprender um pouco mais sobre saúde, alimentação e café com a nutricionista da ABIC. Christiane lembra que esta atividade faz parte da programação da ABIC e Mitsui, em desenvolver a cada ano do programa uma ação dentro dos colégios que o possuem. “O intuito do projeto não é apenas oferecer o café com leite aos estudantes, mais de informá-los sobre hábitos saudáveis, boa alimentação e os benefícios da bebida que eles ingerem diariamente na escola”, explicou.

Segundo a nutricionista, os rendimentos dos alunos das escolas onde o programa funciona já são visíveis. Em uma avaliação realizada pela ABIC e parceiros, dentre eles a Mitsui Alimentos, de 1000 crianças avaliadas, 63% tiveram melhor atenção em sala de aula, após a ingestão do café com leite na merenda, e 67% melhoram suas notas. “Esses números foram ao encontro dos nossos objetivos, ou seja, o de estimular o raciocínio e despertar a motivação dos pequenos. Sem contar o valor social que o programa agrega”, avaliou Christiane.

Prova desses resultados é a estudante do 5º ano da Escola Francisco Pedroso, Thainara Miranda da Silva. Aos 10 anos ela não tinha o hábito de tomar café. Desde que o Programa “Café na merenda, saúde na escola” começou no colégio, seu rendimento evoluiu. “Hoje em dia eu fico com mais vontade de assistir aula e estudar, antes eu era preguiçosa”.

Na visão da professora do colégio, Ivone Costa, a palestra só veio reforçar a continuidade do programa na escola, bem como proporcionar aos alunos mais informações sobre uma vida saudável. “Trabalhar com questões ligadas ao equilíbrio alimentar é algo que não faz parte do dia-a-dia dessas crianças, pois são de famílias humildes que não dispõem desses conhecimentos. Esta é uma excelente oportunidade, até mesmo das crianças levarem esses assuntos para dentro da própria casa”, avaliou.

EDUCAÇÃO E ALIMENTO

Há três anos a ABIC, junto a empresas produtoras de café do Brasil, desenvolve o Programa “Café na merenda, saúde na escola” em escolas públicas do país. Atualmente, são 12 colégios beneficiados com o projeto, e 8 empresas parceiras da ABIC. Em Mato Grosso, o programa foi implantado por meio da Mitsui Alimentos, na Escola Francisco Pedroso. A parceria entre ambos ainda contempla outro Colégio, a Escola Jorge Amado, da cidade de Araçariguama (SP), onde recebeu a palestra no dia 22 de outubro.

O diretor Comercial da Mitsui Alimentos, Manoel Assis, explica que o “Café na merenda, saúde na escola” surgiu a partir de estudos científicos pelo mundo todo que comprovam que quando consumido moderadamente, o café aumenta a capacidade intelectual e a atenção, melhorando a absorção de ideias. “Decidimos aliar educação com boa alimentação, através de um alimento que estimula a memória e auxilia no rendimento escolar”.

Conforme a nutricionista da Mitsui Alimentos, Andreza Rodrigues, presente na reunião desta sexta-feira, e empresa doa mensalmente para a escola cerca de 200 latas do produto Café com Leite. “Quando o programa foi implantado, inclusive, as merendeiras do colégio passaram por um treinamento feito com profissionais da Mitsui, bem como foi disponibilizada uma cafeteira elétrica para o colégio”, informou a profissional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet