Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cultura

CONFERÊNCIA

Agentes culturais debatem novas estratégias para Plano de Cultura

A política cultural é sempre muito polêmica e pouco debatida com eficácia. Só que nesta terça-feira (27) os agentes culturais e produtores terão a oportunidade de discutir diretrizes, princípios e estratégias visando um Plano Municipal de Cultura, durante a Conferência de Cultura da Capital.


Dentre os temas a serem debatidos estão Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cultura, Cidade e Cidadania, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Para o ex-secretário de Cultura de Cuiabá, Mário Olimpio, "a Conferência de Cultura é o momento mais importante da política cultural no ano, e já aconteceu muita coisa, como a reforma da Lei Rounet, mas nada disso se compara a magnitude da Conferência".

No dia 27, a programação se inicia às 8h, com o café da manhã e o credenciamento dos agentes. Após a abertura oficial, às 9h, teremos uma sessão de vídeo com o aturo dos textos base, Bernardo Machado, para que os eixos sejam discutidos num debate aberto. Após a pausa para o almoço, haverá a divisão da plenária em grupos de trabalho pelos cinco eixos temáticos.

No último bloco de atividades, os grupos se reúnem numa Plenária Final, onde acontece a votação das diretrizes que irão compor o documento final da 2° Conferência Estadual de Cultura e a eleição dos delegados que representarão a classe na Conferência Estadual. A noite termina com uma apresentação cultural.

Para as realizações das Conferências municipais, o Ministério da Cultura e o Núcleo de Atenção Social à Cidadania e Educação – NASCE convocaram os facilitadores nacionais e em Mato Grosso, a pessoa selecionada foi Lenissa Lenza, agente cultural do Instituto Cultural Espaço Cubo.

Entre uma de suas ações, ela publicou um Manual de Realização de Conferências Municipais e Intermunicipais, que reúne informações como organogramas de organização das conferências, fluxogramas dametodologia que deve ser aplicada de acordo com o regimento nacional, além delink´s oficiais sobre a II CNC como o próprio regimento e o texto base para os eixos temáticos propostos.

Além do Manual, foi disponibilizado o calendário das realizações de conferências em outros pontos do estado, como Sinop (28/10), Tangará (29/10), Barra do Garças (31/10) e Juína (30 e 31 de outubro).

A Conferência Nacional de Cultura será realizada na Associação Mato-grossense de Municípios, localizada na Avenida Historiador Rubens Mendonça, nº 3920 bairro Bosque da Saúde. Outras informações pelos telefones (65) 3052 0321 e (65) 9608 2170.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet