Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Economia

Fundo Social do pré-sal deve priorizar ativos no exterior

O relatório que será apresentado hoje pela comissão especial da Câmara que trata da criação do Fundo Social do pré-sal vai sugerir que o fundo invista, preferencialmente, em ativos no exterior, como forma de evitar a entrada excessiva de dólares no país e, dessa forma, a chamada "doença holandesa" --crescimento do país com commodities, mas sem desenvolver outros setores.


De acordo com o presidente da comissão, deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o relatório vai incluir programas e projetos da área de saúde pública como beneficiários dos recursos dos rendimentos do fundo. No entanto, o fundo não deve custear gastos permanentes.

O relatório vai tratar da redução das desigualdades sociais como uma das metas do fundo. Priorizar municípios com IDH menor que a média nacional é uma das recomendações do relatório. Percentuais de investimento serão definidos pelo comitê gestor do fundo.

A discussão do relatório começa agora na comissão especial da Câmara. Os deputados podem fazer vistas às emendas consideradas no relatório.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet