Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

População de Acorizal será qualificada pelo Governo do Estado para trabalhar em indústria de gelatina

Governador Blairo Maggi participou da cerimônia de lançamento da obra de indústria de gelatina, no município de Acorizal

Uma reação em cadeia. Assim podem ser definidos os resultados extremamente positivos dos investimentos que o Governo do Estado tem realizado nos 141 municípios de Mato Grosso em logística e infraestrutura como asfalto, energia elétrica e habitação. O município de Acorizal (67 quilômetros de Cuiabá), é um dos que já começam a sentir de perto esses resultados e na tarde desta terça-feira (27.10), além de passar a ser oficialmente a primeira cidade no Brasil a receber uma fábrica de gelatina da 3ª maior produtora deste tipo de material no mundo, a empresa belga PB Leiners, ainda vai poder qualificar seus moradores para trabalhar na indústria, por meio de cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado.

Logo após o evento de lançamento da pedra fundamental da fábrica de gelatina, que contou com a presença governador Blairo Maggi, do vice-governador, Silval Barbosa, dos secretários de Estado de infraestrutura, Vilceu Marcheti, de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, de Agricultura, Neldo Egon, de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro, dos diretores internacionais da PB Leiners, e do prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo, um protocolo de intenções para qualificação profissional de 540 pessoas foi assinado entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia (Secitec), para que em 2011, quando a fábrica de gelatina começar a operar, ela possa absorver a mão de obra local e movimentar a economia da região.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro, disse à população que os cursos são nas mais diversas áreas e que devem não só suprir a necessidade da indústria a ser instalada no município, mas também qualificar os moradores para atender futuras demandas que deverão surgir. “Fizemos uma pesquisa de mercado para identificar as demandas da região. Diante disso abriremos 100 vagas para os cursos de criação e produção de aves, 150 vagas para cultivo e produção de bananas, 120 para operador de indústria alimentícia (etapa geral), 70 vagas para operador de indústria alimentícia (etapa específica), 40 vagas de auxiliar administrativo para indústria alimentícia, 20 para mecânico de manutenção, 20 para eletricista de manutenção, e 20 vagas para o curso de soldador”, explicou o secretário.

O prefeito de Acorizal afirma que a data de hoje entra para história como dia em que o município deu o primeiro passo rumo ao desenvolvimento econômico. “Só temos que agradecer ao governador, Blairo Maggi, por todo apoio e atenção. Primeiro a energia elétrica, depois o asfalto, e agora já temos uma indústria que vai gerar centenas de empregos diretos e indiretos. Era um sonho que se tornou realidade hoje”, disse o prefeito ao ressaltar que que até pouco tempo o município não tinha sequer uma rua pavimentada.

O vice-governador Silval Barbosa, disse que o que se vê hoje no município de Acorizal, é o resultado de políticas públicas aplicadas corretamente. “Queremos que mais municípios possam vivenciar o desenvolvimento e a expetativa de um futuro melhor, assim como pudemos presenciar aqui. Temos lutado para isso e Mato Grosso começa a ser notado pelo mundo”, disse ele.

Para o governador Blairo Maggi, Mato Grosso começa a viver uma nova fase. “Investimos em infraestrutura e em logística, demos incentivo fiscal e agora acho que começamos a colher os frutos desses investimentos. O estado deixa de ser um simples fornecedor de matéria-prima e passa a ser também uma opção para o processamento disso. Não estranhem se mais e mais indústrias como essa belga, começarem a se instalar aqui”, finalizou.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet