Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Crea-MT já adota novo padrão brasileiro de tomadas exigido pelo Inmetro

A sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), após a implantação do sistema de cabeamento estruturado, passa por mais um processo de modernização. Saem as antigas tomadas de pinos chatos e entram as novas para encaixe, apenas, de pinos arredondados e com um recúo de 8,7 milímetros. Esta medida segue uma determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) que exige a padronização de tomadas e plugues em todo o país até 2011.


O presidente do Conselho, Engenheiro Tarciso Bassan, explica que o novo padrão garante mais segurança aos usuários contra choques elétricos por contato acidental. Além disso, ele lembra que as novas tomadas, por permitirem um contato mais eficiente com os plugues, proporcionam melhor consumo de energia elétrica e evitam aquecimentos que podem levar à acidentes como curto-circuito e incêndios, por exemplo.

Mesmo com plugues fora dos novos padrões exigidos pelo Inmetro, os equipamentos do Crea-MT estão sendo conectados às novas tomadas por meio dos adaptadores. Mas, segundo portaria do Inmetro, os fabricantes têm até janeiro de 2010 para se adequarem, definitivamente, às novas regras e, o comércio varejistas, até 2011, para não comercializar mais aparelhos fora do padrão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet