Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Ceope prepara III edição do projeto “Encontro de Roda, Avaliando para Planejar”

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), da Secretaria de Estado de Saúde, de Mato Grosso (SES/MT), se prepara para realizar, em 30 de novembro de 2009, a terceira edição do projeto “Encontro de Roda – Avaliando Para Planejar”, na sede do Ceope, em Cuiabá.


“O evento tem por objetivo promover uma gestão pactuada, reunindo trabalhadores, gestores e usuários para estabelecer conjuntamente o planejamento anual, bem como ações e projetos”, explicou a diretora do Ceope, Daniely Beatrice Ribeiro do Lago.

Daniely Beatrice explicou que “o projeto faz parte da experiência de Gestão Participativa adotada pelo Centro, que tem como objetivo elaborar um processo visando o desenvolvimento da instituição, sem deixar de lado a participação do servidor e do usuário que procura pelos serviços oferecidos no Ceope”.

O Ceope trabalha com atendimento especializado em Odontologia para pessoas com necessidades especiais, promovendo a humanização do tratamento e a inclusão social dos usuários do SUS nesse segmento da população, cumprindo com excelência esse objetivo estabelecido pelo Governo do Estado já desde a fundação do Centro.

Segundo a Diretora do Ceope, a excelência do projeto ‘Encontro de Rodas” foi reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS). Em agosto deste ano, o MS promoveu, em Brasília, o II Seminário Nacional de Humanização no qual foi relatada, pela equipe do Ceope, a experiência da integração, humanização e inclusão social proporcionada pelo projeto recebendo Menção Honrosa como um destaque da Política Nacional de Humanização.

A metodologia do Encontro de Rodas acontece em três etapas, que ocorrem em ocasiões diferentes, tendo como roteiro a avaliação, elaboração de propostas, pactuação de prioridades e confraternização. As três etapas acontecem dentro de uma semana. Para a terceira edição do projeto a semana escolhida para o desenvolvimento do processo vai de 10 a 16 de Novembro.

Na primeira etapa é feita a formação de grupos, por setores e áreas, ou seja, trabalhadores, gestores e usuários se reúnem para avaliar o desempenho e expor necessidades. Num segundo momento os grupos se reúnem em plenária para apresentação das avaliações e propostas. A terceira etapa se traduz numa grande reunião, agora já com as prioridades definidas e elencadas, e com metas e prazos demarcados a serem pactuados entre a direção e os vários departamentos.

Para este final de ano Daniely Beatrice prevê um incremento no atendimento dos usuários do SUS com necessidades especiais no atendimento odontológico, no fortalecimento do projeto de interiorização da Saúde do Governo do Estado.

“É que concluiremos a formação, em nível de pós graduação, de 17 profissionais que terminam o curso de Odontologia para Pacientes Especiais e que serão devolvidos à rede de atendimento contribuindo, com a sua atuação, para a melhoria do atendimento na odontologia para pacientes especiais no interior”, explicou Daniely Beatrice.

Os graduados atuarão em municípios pólos, ficando assim distribuídos: 7 profissionais atuando em Cuiabá, 1 no município de Chapada dos Guimarães, 1 em Diamantino, 2 em Cáceres, 1 em Rondonópolis, 1 em Tangará da Serra e 1 em Dom Aquino. O Ceop terá 3 desses profissionais atuando no atendimento à Média e Alta Complexidade de Odontologia para Pacientes Especiais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet