Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Base ignora oposição e diz ter número suficiente para aprovar texto na CPI da Petrobras

A base aliada governista promete dar prosseguimento às investigações na CPI da Petrobras mesmo com a ameaça da oposição de abandonar a comissão. Relator da CPI, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse nesta quarta-feira que os governistas têm número suficiente de parlamentares para aprovar o relatório final da CPI mesmo se o DEM ou o PSDB abandonarem a comissão.


"A oposição tem todo o direito de fazer questionamentos, marolas. Considero legítima qualquer manifestação da oposição, mas a CPI vai continuar. Se a oposição abandonar, a gente tem maioria para aprovar o relatório", afirmou Jucá.

Ao contrário do que afirma a oposição, Jucá disse estar disposto a prosseguir com as investigações sobre a estatal. "A CPI pode acabar da parte deles, mas da minha parte ainda tenho muito a fazer. Agora é que vou entrar na parte construtiva da CPI."

O relator disse que seus próximos passos na relatoria serão discutir, na comissão, temas como controle de patrocínios da estatal, mudanças na legislação para empresas mistas e o pré-sal. "Há uma posição clara da base aliada em investigar, sem pirotecnia eleitoral", afirmou.

A oposição abandonou hoje a reunião da CPI convocada para ouvir Erardo Barbosa Filho, gerente da área de exploração e produção da estatal. Irritados com a demora dos senadores governistas em marcar reunião para votar requerimentos e discutir os próximos passos da comissão, senadores do DEM e PSDB se retiraram da reunião --e impediram que representantes da Petrobras fossem ouvidos.

DEM e PSDB vão se reunir para decidir se vão abandonar a CPI em definitivo. Os senadores oposicionistas acusam o governo de impedir as investigações, marcando depoimentos de acordo com a sua conveniência.

"A minha proposta é a gente se retirar da CPI e encaminhar o que consideramos grave para o Ministério Público. Os depoimentos que queremos realizar são negados. Prosseguir é compactuar com essa farsa do governo. Vamos nos reunir para ver o que fazer, mas prosseguir nessa comissão, só se for em outras condições", disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet