Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política BR

CPI da Corrupção ouve áudios que mostram suposta negociação de propina no RS

A CPI da Corrupção na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ouviu nesta quarta-feira em sessão secreta mais 12 áudios sigilosos da Operação Solidária, da Polícia Federal, que investiga supostas fraudes em licitações estaduais.


Segundo a presidente da CPI, deputada Stela Farias (PT), os diálogos mostram a suposta negociação de propina entre agentes públicos, parlamentares e funcionários de empreiteiras que realizaram obras no Estado.

"Percebe-se claramente o conluio de agentes públicos com empreiteiros para fraudar licitações e para obtenção de dividendos financeiros", afirmou Stela sem revelar o conteúdo das conversas.

Segundo a presidente da CPI, os áudios mostram "indícios de envolvimento" de "personalidades da política" do Estado, o que teria permitido o desvio de mais de R$ 300 milhões dos cofres públicos.

"Ao que tudo indica o leque de partidos envolvidos é grande e há a nítida interferência de personalidades que ocupam lugar de destaque no cenário político", afirmou Stela.

O deputado Daniel Bordignon (PT), que integra a CPI e que participou da sessão secreta, disse que os áudios demonstram "claramente" o esquema de corrupção no governo gaúcho que, além do pagamento de propina, fraudava licitações no Estado.

"Com a desarticulação do esquema do Detran pela Polícia Federal, os mesmos agentes reorganizaram-se em torno das licitações públicas, agregando outros protagonistas", afirmou o deputado, que não revelou quem são os suspeitos das fraudes devido ao sigilo das informações. "Os suspeitos são os suspeitos de sempre", afirmou.

A reportagem procurou o relator da CPI, deputado Coffy Rodrigues (PSDB), para comentar o conteúdo dos áudios mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

Quorum

Hoje, o deputado estadual do Rio Grande do Sul Ronaldo Zulke (PT) sugeriu a substituição de integrantes da CPI da Corrupção que faltaram às sessões.

Segundo levantamento do petista, das 16 reuniões realizadas pela comissão, apenas em duas houve quorum para votar requerimentos para convocar testemunhas. O pedido foi feito verbalmente à presidente da CPI depois da falta de quorum registrada na sessão de hoje pela manhã

O petista sugeriu que a presidente da CPI procure o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), para viabilizar a substituição dos parlamentares na CPI.

Stela Farias informou por meio de sua assessoria que acolheu a sugestão do colega e deve conversar ainda nesta semana com Pavan e com os líderes das bancadas para resolver a situação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet