Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

CIN-MT realiza curso gratuito para implantação do Certificado de Origem Digital

“A empresa que não se modernizar com o novo sistema estará fora do mercado”. A afirmação é do analista sênior de Políticas e Indústrias da Unidade de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Pablo Cesário, sobre a implantação do Certificado de Origem Digital (COD) nas empresas. Ele garante que a nova ferramenta trará aos exportadores e despachantes aduaneiros mais facilidade e rapidez na comercialização, já que o novo sistema subsituirá o processo manual atualmente utilizado. Para explicar a funcionalidade do COD e apresentar sua aplicação nas empresas, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Cento Internacional de Negócios (CIN-MT) realiza no dia 4 de novembro o curso COD Brasil, que será gratuito e ocorrerá das 8h às 18h, na sede da instituição.


A implantação do sistema é coordenada em todo o país pela CNI, por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e já foi implantado em outras localidades, como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. Em Mato Grosso, o COD entrará em vigor a partir do treinamento. “Atualmente, todo o processo de cadastramento manual leva até dois dias para ser elaborado e, posteriormente, ser assinado. Com o COD, o tempo utilizado será de apenas 15 minutos”, comenta Cesário. Ainda de acordo com ele, ao se cadastrar no sistema, a empresa não mais necessitará preencher seus dados todas as vezes que emitir o certificado. “Isso também diminuirá a margem de erros, que hoje geram multas às empresas”.

O analista explica que o sistema foi desenvolvido para atender a todas as empresas. “O COD não exige um programa específico para ser acessado, ou seja, também não depende de muita informatização para ter boa performance. Ele poderá ser feito até mesmo dentro de um cyber café, é preciso apenas um navegador de Internet”, frisa. Para a coordenadora do CIN-MT, Gabriela Fontes, ao disponibilizar o sistema, os exportadores irão concorrer com preços mais competitivos, tornando-se mais eficientes, com possibilidade de conquistar inclusive novos mercados. “A CNI inova e incrementa o atendimento às indústrias ao implantar o COD em todo o país. Assim como para outras localidades, para Mato Grosso a ferramenta propiciará ganhos não só aos exportadores como também aos importadores dos produtos produzidos no estado”.

O COD conta com a mais moderna tecnologia de segurança de dados, garantindo o sigilo e a preservação das informações. De acordo com o analista da CNI, o próximo passo para incrementar a nova ferramenta será a disponibilização da assinatura digital, que deverá ocorrer após todos os Estados brasileiros se adequarem e receberem o treinamento proposto pela instituição. Além de emitir o Certificado de Origem, o CIN-MT também irá qualificar pontos de apoio no interior do Estado para auxiliar com informações às empresas e divulgação do serviço. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3611-1655 e 1565 ou pelo site www.cod.cni.org.br .
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet