Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Política MT

20ª etapa do Mutirão Arco Verde Terra Legal encerra os trabalhos em Paranaíta

Não vamos ficar presos ao passado. Queremos sim, com os entes federados, começar uma nova era de desenvolvimento para Paranaíta e região. Só temos a agradecer ao presidente Lula e ao governador Blairo Maggi pela iniciativa”. Com essas palavras o prefeito de Paranaíta (851 km ao norte de Cuiabá), Pedro Miyazima, abriu a 20ª etapa do Mutirão Arco Verde Terra Legal, na manhã desta sexta-feira (30).O evento está sendo realizado na Escola Estadual João Paulo I e os atendimentos se encerram neste sábado (31), às17 horas.


Paranaíta é o último município visitado pela caravana do Mutirão Arco Verde Terra Legal no Estado. Dos 43 municípios responsáveis por 55% do desmatamento na Amazônia Legal, 20 estão em Mato Grosso e segundo informações da comissão organizadora do evento, 75 mil atendimentos foram realizados durante os mutirões em Mato Grosso.

Os compromissos pactuados serão apresentados durante reunião em Brasília (DF), entre o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva e os 43 prefeitos dos municípios da Operação Arco Verde, nos dias 11 e 12 de novembro, ocasião em que serão entregues todas as agendas de compromissos e também uma avaliação geral da Operação nos Estados do Mato Grosso, Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Segundo o Diretor de Projetos do Ministério do Meio Ambiente e membro da Coordenação Nacional da Operação Arco Verde, Luiz Rodrigues de Oliveira, “nessa reunião em Brasília, será apresentado ao presidente Lula o balanço dos mutirões e também daremos os encaminhamentos para a execução das agendas de compromissos. É a continuidade do Mutirão”, disse o coordenador.

O secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães, participou do evento e disse que o Governo Lula está de parabéns e fez um apelo para a manutenção dessas ações por parte do Governo Federal. “É muito importante a continuidade dessas ações. As parceiras firmadas durante os Mutirões, entre os três níveis de Governo, com certeza trarão bons frutos e o Estado de Mato Grosso só tem a ganhar com esse novo modelo de produção sustentável”, concluiu Yênes.

O presidente do Intermat, Afonso Dalberto, disse que as questões fundiárias e ambientais, estão sendo acompanhadas de perto pelo Governo Blairo Maggi. Ele ressaltou que “o Mutirão Arco Verde Terra Legal veio reforçar essas ações já desenvolvidas pelo Intermat. A ação do Intermat aqui no município de Paranaíta será regularizar as ocupações da Vila Rural Nova Esperança”, informou o presidente.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, ressaltou a coragem dos entes federados em enfrentar juntos os problemas fundiários e ambientais do Estado. “Quando visualizamos o problema, já temos 90% dele resolvido”. Ele informou que o governador Blairo Maggi vai entregar dia 16 de novembro, as primeiras certidões de regularização ambiental do MT Legal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet