Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Riscos e rabiscos

Livros de sebos têm histórias próprias e inimaginadas por autores

Foto: Lucas Bólico/OD

Livros de sebos têm histórias próprias e inimaginadas por autores
Quem quer um lugar para comprar bons livros, CDs e vinis a um baixo preço pode procurar os sebos espalhados pelo centro da cidade. Abarrotados de variedades, eles são lugares surpreendentes, onde cada bem cultural posto à venda possui uma história própria, que transcende a imaginada pelo autor. Cada dono que um livro ou disco já teve deixa de certa forma sua marca naquele material.


O Bazar do Livro é um dos maiores sebos de Cuiabá. Além das convencionais compras e vendas de usados, ali também é possível fazer trocas. A lógica é simples, com dois livros de valor equivalente, o cliente leva um. Lá os vendedores contam que é muito comum encontrarem coisas inusitadas escritas ou perdidas nas páginas dos livros e nos encartes de CDs.

Um tímido vendedor, que preferiu não se identificar, conta que o mais comum são as tradicionais dedicatórias, mas não é só isso não. “Aqui a gente também encontra fotos de família, muitas contas pagas, cartões telefônicos, cheques e até dólares”, diz. Além disso, ele revela que já encontrou cartas de amor e trevos de quatro folhas dentro de livros.

Mas tem uma coisa que só de lembrar já lhe corou o rosto. Perguntado sobre do que se tratava, disse que não contaria, tinha vergonha. Após muita insistência, revelou, mas sob promessas de sigilo total, sendo assim não pode ser publicada. Ficou em off.

Dependendo da ‘lembrança’ que o livro tiver, seu valor cai no mercado. E é assim também com os vinis e CDs. Como explica Sansão Ferreira Bastos, dono do Sebo & Cia, especializado em música: “Se tiver coisa escrita ou rabiscada, o preço baixa com certeza”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet