Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Economia

Registro

Produção industrial sobe 0,8% em setembro, diz IBGE

A produção industrial registrou a nona elevação consecutiva em setembro, com alta de 0,8% frente a agosto, informou nesta terça-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a igual período em 2008, porém, a indústria teve retração de 7,8%. Em relação a dezembro...

A produção industrial registrou a nona elevação consecutiva em setembro, com alta de 0,8% frente a agosto, informou nesta terça-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a igual período em 2008, porém, a indústria teve retração de 7,8%. Em relação a dezembro, a indústria acumula alta de 14,6%, mas o avanço ainda é insuficiente para reverter as perdas com a crise no último trimestre de 2008.


Nos últimos três meses do ano passado, a perda foi de 19,8%. De janeiro a setembro, a produção industrial tem recuo de 11,6% frente a período correspondente no ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, queda chega a 10,3%.

No terceiro trimestre a produção industrial acumula queda de 8,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao segundo trimestre deste ano, houve crescimento de 4,1%.

O resultado do terceiro trimestre indica redução no ritmo de queda da indústria; no primeiro trimestre, a produção havia caído 14,6% frente a igual período do ano anterior. Já no segundo trimestre, a retração da indústria foi de 12,3% na mesma leitura.

A Pesquisa Industrial Mensal demonstra que houve aumento de produção em 17 dos 27 ramos pesquisados em setembro, na comparação com o mês anterior. O principal destaque ficou por conta da indústria de máquinas e equipamentos (5,8%) e veículos automotores (3,5%).

A produção de bens de capital teve elevação de 5,8% frente a agosto, mas teve recuo de 20,5% contra setembro do ano passado.

Os principais resultados negativos foram constatados na produção de máquinas para escritório e equipamentos de informática (-5,3%) e refino de petróleo e produção de álcool (-4,7%).

Entre as categorias de uso, os bens de consumo duráveis tiveram queda de 1,1% frente a agosto; em relação a setembro de 2008 houve queda de 6,4%.

A produção de bens intermediários teve alta de 0,8% frente a agosto, mas caiu 7,5% em relação a setembro do ano passado.

Por fim, a produção de bens de consumo semi e não duráveis caiu 0,7% em setembro, na comparação com agosto. Em relação a igual período em 2008, houve registro de queda de 3,9%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet