Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Pesquisa nacional vai traçar perfil da rede de abrigos para crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano - SMASDH informa às instituições de abrigamento integral de jovens que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz, realizará o “Levantamento Nacional de Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento”. O objetivo do levantamento é traçar o perfil da rede de serviços de acolhimento existentes em todo o país (abrigos e programas de famílias acolhedoras), bem como as crianças e adolescentes neles atendidas.


De acordo com o MDS, já foram identificados aproximadamente 2.800 abrigos governamentais e não governamentais, nos quais estima-se que haja mais de 50.000 crianças e adolescentes acolhidos. A próxima etapa do trabalho será a visita de equipes técnicas coordenadas pela Fiocruz para coleta de dados, in loco, por meio de questionários e entrevistas com os responsáveis pelos abrigos. Nestes cadastros serão registrados os nomes de cada criança/adolescente e o seu perfil sócio-demográfico, tempo e motivo do abrigamento, situação dos vínculos familiares, dentre outros.

A SMASDH ressalta, entretanto, que em nenhum momento as crianças e adolescentes deverão ser abordadas diretamente pelos pesquisadores. Todas as informações serão coletadas exclusivamente por meio de consulta documental e de entrevistas com técnicos e dirigentes dos abrigos e serão enviadas a um banco de dados com acesso restrito, resguardando, assim, o sigilo das informações.

Para a divulgação do trabalho desta pesquisa o MDS conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e do Conselho Municipal de Assistência Social.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet