Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Expedito desiste de recurso contra cassação no Senado após desgaste com STF

O senador Expedito Júnior (PSDB-RO) desistiu do recurso apresentado à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado contra a cassação de seu mandato. Com isso, o Senado está livre para dar posse a Acir Gurgacz, segundo colocado nas eleições para o Senado por Rondônia.


Apesar de ter sido cassado em junho pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por compra de votos nas eleições e abuso de poder, Expedito ainda não perdeu o mandato porque o Senado não cumpriu a decisão da Justiça Eleitoral. O STF (Superior Tribunal Federal) determinou então que o Senado cumprisse a decisão imediatamente.

No entanto, o Senado adiou o cumprimento da determinação ao aceitar que o recurso de Expedito fosse analisado pela CCJ. Isso gerou críticas tanto entre ministros do STF quanto de magistrados e entidades civis.

Expedito afirmou hoje que não imaginava que sua decisão de lutar pelo mandato iria ser entendida como uma afronta ao STF.

"Eu não imaginei que ao lutar por meu mandato ia criar um imbróglio como esse, uma afronta ao STF. Por isso decidi retirar recurso. O presidente [do Senado, José] Sarney está liberado para dar posse ao segundo colocado", ele afirmou.

Expedito disse, entretanto, que continuará lutando por seu mandato, mas em outras instâncias como no STF. Afirmou que não tentará mais se manter no cargo por meio de recursos no Senado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet