Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

VG conclui a primeira turma do Estado do Projovem Trabalhador

Com 500 jovens sendo diplomados em vários cursos profissionalizantes, Várzea Grande é a primeira cidade do Estado a concluir a primeira turma do Programa Projovem Trabalhador, um projeto em parceria com o Governo Federal. Na noite de quarta-feira(04), o prefeito Murilo Domingos participou da cerimônia de descerramento das placas com os nomes dos participantes. O evento ocorreu no CRAS do Jardim dos Estados.


Segundo o prefeito, o Programa é importante na medida em que oferece oportunidades de emprego aos jovens, além da opção de abrir o próprio negócio, através do microcrédito oferecido pelo MT Fomento. “Nossos jovens precisam ser qualificados porque representa um ganho de renda e também, o caso de microempresas, ampliar o mercado de trabalho”, destaca.

Os jovens – cuja idade varia de 18 a 29 anos – concluíram cursos na área de beleza estética – como cabeleireiros, manicure, maquiagem -, vestuário, mecânica, telemática, alimentos, e administração. Os cursos são de 350 horas ministradas em seis meses. Nesse período os estudantes receberam uma ajuda de R$ 100 além de vale-transporte.

A maior parte dos formandos já trabalha. É o caso de Valdirene Ferreira dos Santos, que se formou na área de beleza estética e já trabalha desde o segundo mês de curso. “Eu estava desempregada e já tenho uma grande perspectiva de trabalho. Atuo de casa em casa, mas quero montar meu próprio salão”, frisa. Moradora no bairro Ouro Verde, ela não se importou em atravessar a cidade de ônibus para concluir o curso. Ao final, não teve dúvidas em afirmar que valeu a pena. “E como valeu”, avaliou.

Durante o descerramento das placas, os recém-formados na área beleza estética se uniram com a turma de vestuário para fazer um desfile de moda. “Uma turma entrou com as roupas e a outra com a maquiagem”, explica professora de beleza estética Rodisséia Figueiredo.

Segundo ela, a área de beleza tem um campo imenso de atuação, pois qualquer aumento poder aquisitivo da população, a tendência é gasto nessa área. “Mas os novos profissionais sabem que não podem parar no tempo. Precisam se aperfeiçoar. Aqui mesmo durante o curso fizemos um curso paralelo”, ressalta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio, Benedito Pinto, que também participou do evento, endossa as palavras do prefeito. “Precisamos e muito de mão de obra qualificada. Significa novos profissionais com garantia de bons serviços prestados. Todo mundo ganha com isso”, assegura.

Embora a maior parte dos formandos já esteja empregados, o Sine também vai ajudar os jovens na colocação dos novos profissionais. “Com certeza, poucos vão procurar o Sine porque já estão com emprego garantido”.

Participaram também do evento, o secretário de Governo, Dito Loro, o secretário de Promoção e Assistência Social, Wiltinho Coelho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet