Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Judoca de MT mostra a importância do esporte na vida das pessoas

O judoca mato-grossense Elierson Marques, 16 anos, um dos 4.100 participantes das Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, aprendeu isso desde muito cedo. O mato-grossense, aluno da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, encontrou no judô uma válvula de escape contra as drogas. Aos 14 anos, Marques ficou preso por um mês. A transformação veio através do projeto social Caminho Suave, da cidade de Campo Verde, a 111 km da capital Cuiabá, que utiliza o esporte como uma das ferramentas de transformação e inclusão social.


“O Caminho Suave me ajudou e continua me ajudando em todos os sentidos, porque me acompanha com assuntos familiares, escolares e esportivos”, sentenciou o atleta, que venceu oito vezes o campeonato estadual do Mato Grosso.

Elierson, um estreante nas Olimpíadas Escolares, competiu na categoria médio, na qual foi eliminado na repescagem. Mesmo sem uma medalha das Olimpíadas Escolares, ele se considera um vencedor.

“Esse evento significa muito para mim. Para poder chegar aqui venci a etapa estadual, lá em Mato Grosso. Quero ter a chance de participar do Rio 2016”, projetou o judoca, um dos 14 atletas do judô da delegação do Mato Grosso.

O judô é um dos nove esportes do programa esportivo das Olimpíadas Escolares 2009. Com a participação de 316 judocas, de 26 estados, a modalidade se divide entre as categorias leve, ligeiro, meio leve, meio médio, meio pesado, médio, pesado e super ligeiro.

As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina e do Governo do Estado do Paraná.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet