Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Cidades

População recebe alerta sobre os perigos em rios de MT

Em busca de rios e cachoeiras para se refrescar do calor, banhistas não se importam de entrar no mato e atravessar trilhas para chegar á margem dos rios. As lagoas, cachoeiras, praias e os rios podem proporcionar agradáveis momentos de lazer e trazer o alívio num dia de calor. Porém, alguns cuidados são importantes para que incidentes não ocorram.


Engana-se quem pensa que um grande volume de água é necessário para que haja o afogamento, uma quantidade pequena pode ser a causa de afogamento, pois geralmente ele acontece muito rápido e de forma silenciosa.

Entre jovens e adultos os afogamentos são causados principalmente por ingestão de remédios ou bebidas alcoólicas antes de nadar, vítimas de trauma (bater a cabeça em algo maciço por ter saltado de alguma elevação para dentro d’água), acidentes com embarcações, desconhecimento do local de mergulho, excesso de confiança e exaustão de nadadores.

O soldado do Corpo de Bombeiros Eliezer Bernardo do Nascimento explica que mesmo sabendo nadar, as pessoas não dão importância para os perigos que podem existir em um rio. E aponta que uma das principais causas registradas de afogamento em Tangará da Serra, ainda é o uso de bebida alcoólica. “As pessoas bebem e perdem a noção do perigo, nadam em locais fundos e na maioria das vezes não conseguem realizar a travessia”, comenta Nascimento.

A preocupação dos bombeiros é também com relação às crianças. “Os pais tem a obrigação de colocar bóias em seus filhos. Qualquer descuido poderá gerar um afogamento”, frisa o soldado. O corpo de bombeiros alerta que mesmo rios e riachos aparentemente tranqüilos podem oferecer perigo e riscos de morte por afogamento.

Locais que exigem uma maior atenção em Mato Grosso:

No rio Cuiabá – Passagem da Conceição, Pai André, Praia de Santo Antonio do Leverger.
No rio Araguaia – praias do rio, em Barra do Garças e Aragarças-GO, em Nova Xavantina e São Felix do Araguaia.
Rio das Mortes – em Nova Xavantina.
Rio Verde – distante 15 quilômetros de Lucas do Rio Verde.
Rio Sepotuba e Formoso - em Tangará da Serra.
Rio Teles Pires – região de Alta Floresta.

Dicas para evitar acidentes em rios:

- Evitar nadar sozinho;
- Não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água;
- Não imergir em água após lanches e refeições;
- Não afastar da margem;
- Não salte de locais elevados para dentro da água;
- Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
- Prefira lançar objetos flutuantes (bolas, bóias, isopores, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;
- Não deixar crianças sozinhas, sem a presença de um adulto responsável;
- Evite brincadeiras de mau gosto como os conhecidos “caldos”;
- Tomar cuidado em caminhar sobre as superfícies rochosas, pois podem estar escorregadias e a pessoa cair e/ou se cortar.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet