Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Atleta de MT tenta título inédito para o Brasil no Pan

Aberto na manhã desta sexta-feira (13.11), no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, com o Torneio Internacional Interclubes júnior/juvenil, o evento do 15º Pan-Americano de Karatê Tradicional tem sua abertura marcada para as 19h. Antes da festa inaugural, começam as lutas válidas pelo Pan, por volta das 16h30. Com a maior delegação do torneio, o Brasil busca seu oitavo título na competição.


Composta por 37 integrantes e com 11 caratecas de Mato Grosso, o Brasil tenta um título inédito na competição: o kata individual masculino. Uma briga que vai rivalizar o cuiabano Rodrigo Lúcio (MT), Ricardo Buzzi (PR) e o norte-americano Braddley Webb.

Com a responsabilidade de comandar a Seleção Brasileira – foi escolhido como capitão da equipe –, Rodrigo Lúcio, de 29 anos também competirá no kumite equipe e en-bu misto. O carateca que se consagrou conquistando vice-campeonato mundial o tetra no Pan, afirma estar bem. “Estou atravessando uma ótima fase e no auge de minha maturidade como atleta”, avaliou o atleta.

Rodrigo quer muito dar ao Brasil o primeiro título do kata individual no neste Pan-Americano. Até hoje, nenhum carateca brasileiro conquistou o título desta modalidade. Na última edição do Pan, Rodrigo foi o melhor brasileiro na disputa e ficou com o vice-campeonato, superado pelo peruano Marcos Moron, que não pode vir a Cuiabá.

Agora sem o peruano em cena, Rodrigo detém favoritismo, mas deve ter dois fortes rivais, especialmente o paranaense Ricardo Buzzi. No Campeonato Brasileiro deste ano, Rodrigo foi superado por Buzzi e agora, tem a chance da revanche competindo em casa.

FEMININO – Se por um lado o Brasil nunca foi campeão pan-americano de kata individual masculino, por outro lado, sobra na competição feminina. A campeã mundial Adairce Castanhetti já conquistou o título do Pan por seis vezes – vem de cinco conquistas consecutivas – e é a principal favorita de sua categoria.

Para a disputa deste Pan, o elenco mato-grossense tem ainda Vladmir Zanca, Thiago Lima, Arlene Amarante, Wildylaine Amarante, Wender Amarante, Vinicius Moreno, Bruno Siqueira e Jéssica Adriana Lúcio.

Conforme a programação do evento, as primeiras disputas do Pan-Americano, começam nesta sexta-feira às 16h30. Por volta das 19h, acontece a cerimônia de abertura do evento, com a presença de representantes da Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF) e autoridades locais. A entrada é franca ao público.

As disputas serão reabertas na manhã deste sábado e prosseguem até a noite.

TORNEIO INTERNACIONAL – Em uma prévia do Pan, o Torneio Internacional Interclubes movimentou dezenas de caratecas no tatame do Aecim Tocantins, a partir das 9h. Presente no início da competição, o presidente da ITKF (Federação Internacional de Karatê Tradicional), o canadense Richard Jorgensen destacou a importância desta competição e lembrou as palavras do governador Blairo Maggi, de se promover o estímulo às categorias de base.

“Acho muito importante apoiar os jovens caratecas e oferecer incentivo para que continuem crescendo no esporte. Fiz questão de vir prestigiar, pois faz parte da filosofia da ITKF trabalhar e descobrir valores para o futuro. Estou maravilhado de ver no Brasil uma fantástica geração de atletas surgindo, participando ativamente e muito motivada”, destacou o dirigente aplaudindo o trabalho de base que vem sendo feito por Mato Grosso e pelo Brasil na atualidade.

Na promoção deste Pan, a FKTMT conta com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Cuiabá, Modelo, Sesi, Unimed e Biológica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet