Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Economia

Fazenda nega que houvesse proibição de gastar reservas

O Ministério da Fazenda divulgou nota à imprensa nesta terça-feira (17) na qual diz que é "mentirosa" a informação, divulgada pelo jornal Valor Econômico na última sexta-feira (13), de que houvesse uma proibição, por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de gastar as reservas internacionais brasileiras durante a crise financeira.


A informação, que foi atribuída ao ministro Guido Mantega, consta na entrevista concedida pelo ex-diretor de Política Monetãria do Banco Central, Mario Torós, cuja saída do BC foi anunciada nesta segunda-feira (16). Segundo o Ministério da Fazenda, outros veículos reproduziram a informação, de "forma leviana", citando Mantega como responsável pelo vazamento de "suposta informação estratégica"

"É mentirosa a afirmação contida na reportagem de capa da revista EU&, do jornal Valor Econômico, publicada na página 14 da edição de sexta-feira e fim de semana, 13,14 e 15 de novembro de 2009, de que no dia 6 de outubro, uma segunda-feira, o ministro Guido Mantega disse, em entrevista, que Lula proibira o BC de gastar reservas”, diz o Ministério da Fazenda.

A nota diz ainda que o jornal Valor Econômico, na mesma página, em legenda de foto, afirma de que Mantega teria provocado, com sua afirmação, a alta da moeda americana ao dizer que o presidente não concordaria com a medida.

Uso inteligente das reservas

O Ministério da Fazenda confirmou, porém, que Mantega disse, no dia 6 de outubro, que o governo estava procurando manter as reservas em seu patamar, porque isso seria importante para aquele momento de crise.

"Esta é uma orientação do Presidente que nós temos cumprido. O que nós estamos fazendo é usando de forma inteligente as reservas, de modo que você mantenha um nível de reservas mas dê liquidez ao mercado. Então, essa linha de leilões em dólares compromissada com a devolução é exatamente isso, você continua contabilizando como reserva e outra coisa que nós vamos fazer é colocar, disponibilizar uma parte das reservas para bancos brasileiros que vão financiar o comércio exterior", disse Mantega naquele momento, segundo o Ministério da Fazenda.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet