Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Box de emergência do PS de Cuiabá começa a voltar à normalidade

O Box de Emergência do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) começou a voltar a normalidade hoje (17-11) com o fim do movimento demissionário dos médicos do setor, resultado de um acordo assinado entre a Prefeitura de Cuiabá, Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Ministério Público e Tribunal de Justiça. Os quatro médicos da escala de plantão de hoje compareceram para trabalhar. Quanto à escala, só poderá ser elaborada daqui a dez dias, prazo que a prefeitura de Cuiabá estipulou para que os médicos que eventualmente queiram manter o pedido de demissão o façam oficialmente à Secretaria de Saúde de Cuiabá.


Com o retorno, mesmo que parcial, pacientes graves que antes estavam sendo conduzidos para as policlínicas e para o Pronto Socorro de Várzea Grande já podem ser levados para o Pronto Socorro de Cuiabá. No entanto, a Secretaria de Saúde avisa que o fluxo continuará abaixo do registrado até agosto deste ano por conta da reforma do HPSMC.

Ou seja, só serão atendidos no PS de Cuiabá os pacientes graves, que chegarem em viaturas oficiais (ambulâncias das policlínicas, do SAMU, do interior, da polícia etc). Aqueles que não forem casos de urgência e emergência continuarão sendo encaminhados para as seis policlínicas da Capital. Quando a reforma do HPSMC for concluída, provavelmente em abril de 2014, este fluxo será mantido.

“O Pronto Socorro vai atender apenas os casos graves e não mais aqueles pacientes que chegarem caminhando, o que significa não se tratar de urgência e emergência”, alerta a administradora do PS, enfermeira Iracema Alencar. Para isso, as policlínicas do Verdão e Planalto foram reformadas e tiveram sua área construída praticamente duplicadas. Uma nova policlínica foi construída no Pedra 90 e as policlínicas do CPA, Coxipó e Pascoal Ramos também dobraram o número de atendimentos.

Ela ressalta que a nova escala de plantão do Pronto Socorro só poderá ser elaborada daqui a dez dias, prazo que a Prefeitura estipulou para que os médicos demissionários oficializem a demissão ou permaneçam na função. “Três cirurgiões que estavam com o nome na lista de demissão compareceram para trabalhar hoje”, informa a administradora, que acompanha de perto a obra de reforma que garantirá muito mais condições de trabalho aos profissionais do Pronto Socorro e conforto aos pacientes que necessitarem dos seus serviços.

O HPSMC é a principal referência em urgência e emergência do Estado de Mato Grosso. Quarenta por cento dos pacientes são oriundos do interior do Estado. Durante o movimento demissionário, apenas o Box de Emergência teve seus serviços comprometidos.

Outros setores de extrema importância continuaram funcionando, como o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Centro Anti-Veneno (Ciave), UTIs Adulto, Pediátria e Neonatal, PA Adulto e Infantil, Raio-X, outros exames de imagem e laboratoriais, e todo o hospital municipal que fica no prédio dos fundos. Uma enfermaria com 45 leitos foi criada no Hospital para dar retaguarda aos pacientes do Box de Emergência durante a reforma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet