Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

PREVENÇÃO

Rondonópolis sai na frente e lança Programa Saúde do Homem

Será lançado nesta quinta-feira (19) em Rondonópolis o Programa Municipal de Saúde do Homem. O evento acontece no auditório da Prefeitura Municipal, às 19h. De âmbito local, o programa, pioneiro entre os municípios da região sul de Mato Grosso, segue a política nacional de saúde do homem, lançada em agosto deste ano em todo o Brasil.


O objetivo principal é criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida ao homem, além de promover mudanças culturais. “Queremos investir na saúde do homem e principalmente acabar com o preconceito”, afirmou Mariuva Valentin Chaves, chefe do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a Mariuva Chaves, o município deverá se preparar para que todas as unidades de saúde fiquem aptas a atender o homem com o intuito de prevenir doenças. Os profissionais da saúde serão capacitados e haverá ainda palestras informativas para esse público.

Segundo informações do Ministério das Cidades, as ações buscam romper os obstáculos que impedem os homens de freqüentar os consultórios médicos. Pesquisas brasileiras comprovam que os homens deixam de realizar exames de prevenção por conta de barreiras culturais, como o preconceito, entre outras.

Conforme Mariuva, no município, cerca de 90% dos homens que procuram ajuda médica já estão com alguma doença em estágio avançado. Doenças oriundas do uso de cigarros e bebidas alcoólicas, como a cirrose hepática, são as com maiores índices em Rondonópolis.

A mortalidade masculina no país, cerca de sete vezes maior que a feminina, é um dos resultados da não-adesão à prevenção. Números do Ministério da Saúde mostram que, do total de mortes na faixa etária de 20 a 59 anos – população-alvo da nova política –, 68% foram de homens. Ou seja, a cada três adultos que morrem no Brasil, dois são homens, aproximadamente. As doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada são as principais enfermidades que acometem os homens.

A expectativa de vida da população masculina no Brasil é de 68,92 anos, em média. Já a das mulheres chega a 78 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet