Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Saúde vai fazer arrastões em bairros com maior infestação do mosquito da dengue em Cuiabá

A Secretaria de Saúde de Cuiabá vai fazer arrastões nos 22 bairros onde há maior infestação do mosquito da dengue a partir de segunda-feira (16-10). A ação consiste em visitar todos os domicílios para sensibilizar os moradores sobre os riscos oferecidos pela doença.


De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde e Ambiente da SMS, Wagner Simplício, os agentes de endemia fazem pelo menos sete visitas em 100% dos domicílios da cidade durante o ano, quando o Ministério da Saúde preconiza seis visitas. Porém o período chuvoso e os dois casos de dengue hemorrágica registrados esta semana levam a secretaria a adotar medidas de intensificação do combate à dengue e que depende muito do envolvido da população.

Bairros da região Sul, como Pedra 90 I e II, Voluntários da Pátria, Jardim Industriário II, Parque Cuiabá e Cohab São Gonçalo são os que apresentam o maior índice de Infestação Larvária (LI) atualmente. Segundo Wagner Simplício, o LI de Cuiabá fica em 2,2%, enquanto em Várzea Grande ultrapassa a casa dos 6%. “Estamos conseguindo manter um certo controle da dengue aqui, mas devemos sempre estar em situação de alerta”, frisa ele.

“No final do ano passado, inclusive, chegamos a fazer a limpeza de 80 bolsões de lixo na Capital, quando retiramos cerca de 500 toneladas de lixo e encaminhamos ao aterro sanitário”, lembra Simplício, uma das ações da secretaria no combate à dengue.

Por outro lado, a SMS capacitou esta semana os 452 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para que passem a sensibilizar a população quanto à importância de manter os quintais limpos e evitar os criadouros do mosquito transmissor da dengue. “Já temos dois casos confirmados de dengue hemorrágica em Cuiabá este ano. Alertamos a população para que faça a sua parte, porque a dengue é responsabilidade de todos”, completa o diretor.

Confirma a seguir os bairros, por região, onde haverá arrastões de combate à dengue a partir de segunda feira, e os respectivos índices de Infestação Larvária (LI):

NORTE

1º de Março – 13,1
Dr. Fábio I – 11,3
CPA II – 9,4
CPA IV – 7,6
CPA III Setor II – 7,5
CPA III Setor III – 4,7

SUL

Pedra 90 I e II – 41,7
Voluntários da Pátria – 16,9
Jardim Industriário II – 16,2
Parque Cuiabá – 14,7
Cohab São Gonçalo – 12,3

LESTE

Dom Aquino – 28,3
Pedregal – 9,1
Shangri-lá – 6,2
São Mateus – 5,9
Lixeira – 5,8

OESTE

Cidade Alta – 10,9
Porto – 10
Altos da Boa Vista – 9,5
Santa Isabel – 9
Novo Terceiro – 8
Goiabeiras – 7,2
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet