Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cultura

ZUMBI

Consciência Negra: senador defende fim do preconceito

O senador Osvaldo Sobrinho (PTB/MT) defendeu ontem o fim da desigualdade racial no País. Durante Sessão Especial no Senado pela comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, comemorado no dia 20 de novembro, o parlamentar considerou o racismo um fator de desequilíbrio. "O racismo desiguala os homens na liberdade, nos direitos, nas pretensões e nas oportunidades", discursou.


O parlamentar petebista comentou que é impossível falar da História do Brasil sem lembrar da trajetória do negro, pois acredita ser uma história de luta, de exemplos e de pessoas que edificaram as raízes do País. Sobrinho lamentou que ainda exista racismo no século XXI e argumentou que apenas o processo educativo e a inclusão social serão capazes de reverter esse quadro.

Durante o pronunciamento, Sobrinho citou várias personalidades da História que contribuíram para diminuir o preconceito racial, como Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, que quebrou paradigmas e lutou pelo fim da política do Apartheid, além do reverendo Martin Luther King, que dedicou sua vida à causa americana.

O parlamentar também citou figuras públicas do Estado do Mato Grosso como o vereador Rinaldo Ribeiro de Almeida, de Cuiabá, que lutou pelo fim da desigualdade, e Jacy Proença, ex-Prefeita de Cuiabá. “Todos são apenas o reflexo da luta de Zumbi. Zumbi está em cada um de vocês, em cada um de nós”, salientou.

“Estou feliz de participar desta sessão porque aqui podemos fazer o registro da nossa confissão de fé de que este País, lindo e grande como é, de dimensões continentais, com população de quase 200 milhões, precisa fazer uma revisão de sua história”, finalizou. As informações são da Assessoria de Imprensa do Senador Osvaldo Sobrinho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet