Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estado implanta treinamento para cirurgias de reabilitação de incapacidade física de hansenianos

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realiza, de 23 a 27 de novembro, no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), o 1º módulo do treinamento em reabilitação sob o tema: Capacitação para Implantação de Cirurgias a Pacientes de Hanseníase Portadores de Incapacidade Físicas. O 2º módulo será realizado em Fevereiro ou Março de 2010.


Segundo Luciane Cegati, da Área Técnica da Hanseníase da SES/MT, “o objetivo do treinamento é capacitar profissionais médicos, vinculados à rede de hospitais da Saúde do Estado, para atender a demanda de cirurgias em pacientes com incapacidade física causadas por hanseníase. A intenção é treinar cinco equipes, compostas por um cirurgião ortopedista, um clínico geral ou dermatologista e um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, para realizar as cirurgias”.

Luciane Cegati explicou que a formação de equipes para a realização de cirurgias de reabilitação para pacientes com incapacidades físicas causadas por hanseníase vai fortalecer o projeto de interiorização das ações e descentralização dos serviços da Saúde do Estado, possibilitando que os pacientes recebam os necessários cuidados médicos no próprio local onde vivem.

“Os profissionais de saúde que serão capacitados foram selecionados nos Hospitais Regionais de Saúde. Quando as equipes terminarem o treinamento elas voltarão para os Hospitais Regionais onde poderão realizar o atendimento a esses pacientes. As cirurgias de pacientes portadores de incapacidades físicas por Hanseníase são procedimentos de Média e Alta Complexidade”, disse a Técnica. (A Secretaria de Estado de Saúde possui Hospitais Regionais de Saúde em Rondonópolis, Sorriso, Cáceres e Colíder.)

Para este 1º módulo do treinamento foram pré-selecionados, pelo Centro Estadual de Referencia em Média e Alta Complexidade, da Saúde do Estado, 30 pacientes com algumas das sequelas causadas pela Hanseníase. Luciane Segati informou que “as mais comuns são as Atrofias de Mãos, também conhecida como 'Mãos Em Garra', Atrofias de Pés, também conhecidas como 'Pé Caído' e comprometimentos oculares e do Septo Nasal. São esses casos que, inicialmente, serão examinados pelos profissionais durante o treinamento no Cermac, sob a direção de especialistas em Fisioterapia do Ministério da Saúde”.

PROGRAMAÇÃO – O treinamento começa no dia 23 de novembro, das 8h00 às 9h00, com a apresentação das equipes e o conteúdo da capacitação. Das 9h00 até às 12h00 será realizado o exame ambulatorial dos pacientes pré-selecionados com seqüelas da Hanseníase. Esse atendimento será realizado também no período vespertino e, a partir deste dia 23/11, continua acontecendo nos dias 24, 25 e 26/11, sempre no horário de 8h00 às 12h00 e de 14h00 às 17h00.

No dia 27 de novembro, às 8h00, começa um work shop com a equipe de profissionais e técnicos do Ministério da Saúde sobre as incapacidades físicas de pacientes com Hanseníase e o que foi realizado no exame ambulatorial. No período vespertino, a partir das 14h00 serão examinadas técnicas cirúrgicas relativas ao atendimento das seqüelas da Hanseníase. O 1º módulo da capacitação será encerrado às 17h00 do dia 27 de novembro.

ESTATÍSTICAS – “Mato Grosso relata, até a presente data (18/11) i, um total de 1.533 pacientes com Hanseníase. Desse total, segundo uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 5% deve apresentar seqüelas provocadas pela doença, ou seja, mais de 75 pacientes.

Do ano 2001 até 2008 o estado registrou 26.165 casos novos de Hanseníase. Já o índice de cura médio da Hanseníase, nos últimos cinco anos, ficou em 76.01%. Em 2008 esse indicador ficou em 84.08%. Para 2009, até esta data (18/11) o índice de cura parcial é de 76.76%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet