Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política MT

DESPEDIDA

Parlamentares prestam últimas homenagens a ex-governador de MT

Repercutiu fortemente no meio político mato-grossense o falecimento do ex-governador Garcia Neto esta manhã, em Cuiabá, vítima aos 87 anos de complicações resultantes de um acidente vascular cerebral.


O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), ex-governador entre 1987 e 1990, lamentou profundamente a perda de Garcia Neto. "Sem dúvida esta é uma perda irreparável para o Estado de um grande homem público que fez muitas obras e prestou muitos serviços para o Mato Grosso", declarou.

Informada em primeira mão pelo Olhar Direto sobre a morte do ex-governador, a senadora Serys Slhessarenko (PT) destacou a afinidade política que teve com Garcia Neto. "Pessoalmente ainda tenho um carinho muito grande pela sua família. É uma grande perda para a política brasileira", afirmou.

O deputado Homero Pereira (PR) comentou o momento histórico vivido pelo governador na criação do Mato Grosso do Sul, em 1978. "Ele conseguiu fazer uma transição sem traumas e também deixou um legado importante de obras para o Estado", disse.

Homero lembrou da última entrevista do ex-governador Garcia Neto concedida ao Olhar Direto no aeroporto em Brasília, em outubro, quando comentou sobre a possibilidade do governador Blairo Maggi se eleger senador. "Eu testemunhei esta entrevista e percebi que ele estava lúcido e sereno sobre o atual quadro político do Estado", recordou.

Para o deputado Eliene Lima (PP), a morte do principal intermediador da divisão de Mato Grosso, em 1979, representa uma grande perda para a história política do Estado. “José Garcia leva consigo não só a toda a trajetória política que exerceu nesses mais de 50 anos de militância, mas também o exemplo de que é possível lutar pela melhoria do Estado, mesmo não estando diretamente no poder”, explica Lima, ao dizer que o ex-governador sempre procurou prestar auxílio à Mato Grosso, independente se estava ou não em cargo público. "Rogamos a Deus para que sua família possa superar esse momento de dor e grande perda”, finalizou.

Em Brasília, o senador Osvaldo Sobrinho (PSB) prestou uma homenagem emocionada na Tribuna do Senado. Ao destacar a retidão, seriedade e responsabilidade do ex-governador. O parlamentar disse que a divisão de Mato Grosso foi um duro golpe na vida política do doutor Garcia Neto. "Mesmo assim ele fez um dos governos mais brilhantes da história do Estado, principalmente na educação. O Brasil perde um democrata", sentenciou.

O senador revelou que o ex-governador estava escrevendo um livro sobre a história de Mato Grosso. "Infelizmente ele não pôde concluir o livro, mas entrou para a história da política do Estado por tudo que ele fez", concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet