Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

campanha

Após morte, força-tarefa contra dengue é formada

21 Nov 2009 - 12:33

De Barra de Garças - Ronaldo Couto - Especial para o Olhar Direto

Trinta agentes de saúde serão contratados temporários para auxiliar numa força-tarefa contra o mosquito da dengue em Barra do Garças. A contratação foi autorizada pelo prefeito Wanderlei Farias (PR), após confirmação do surto da doença na cidade. A secretária Municipal de Saúde, Daniela Salun, ficará responsável por convocar os agentes.


De acordo com números fornecidos pelo Pólo Regional de Saúde, já foram registrados 1.281 casos de dengue em Barra do Garças, de janeiro até agora. A situação é preocupante, conforme alertou a gerente de Vigilância de Saúde, Alda Maria, que convocou a população para se conscientizar limpando os quintais, lotes e esvaziar os recipientes como vasos, calhas que podem aglomerar água e atrair o mosquito que está apavorando a cidade.

Apesar da resistência da Secretaria Municipal de Saúde, o fumacê já está sendo utilizado para matar os mosquitos na fase adulta e percorreu bairro Mangueiras, onde está o maior foco de dengue na cidade. Foi neste mesmo bairro, que o arrastão da Prefeitura começou.

Na segunda-feira (16), Caíque Parreira de Moura Souza, de seis meses, que mora ao lado do posto de saúde do Mangueiras saiu às pressas de avião para Goiânia com suspeita de dengue hemorrágica. Segundo os avós da criança, o menino passa bem e deve ganhar alta ainda neste fim de semana.

Preocupados, os familiares solicitaram à Prefeitura de Barra do Garças que os proprietários de lotes sujos sejam notificados. “Eu quase perdi o meu neto para um mosquito. Isso é terrível” comentou a avó. O que chama atenção neste caso é que ao lado do posto de saúde, no bairro Magueiras, existem dois lotes baldios que servem de criadouro para o mosquito.

Porém, apesar de Caíque ter conseguido escapar, a família do empresário Arnaldo Barbosa, da loja Barraciclos, não teve a mesma sorte. Ele perdeu o filho Iuri Barbosa de 9 anos. Ele faleceu com suspeita de dengue hemorrágica.

Outras pessoas pegaram dengue na cidade como o advogado Candido Teles, médico Marcos Coutinho e o vice-prefeito de Aragarças-GO, Expedito Pereira Leão. Todos foram buscar atendimento médico em Brasília e Goiânia.

A secretária municipal de Saúde, Daniela Salun, retornou de Brasília e está acompanhando de perto a força-tarefa que vai agir nos bairros onde há mais casos de dengue no Jardim das Mangueiras, Ouro Fino, Piracema, Jardim Araguaia, Santo Antônio e Centro onde têm muitos imóveis velhos e piscinas desativadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet