Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

CONFIRMADO

Governo de MT determina o cancelamento do concurso

A Secretaria de Administração do Estado (SAD) confirmou o cancelamento do maior concurso público do país. A informação é de fontes da prórpria SAD, Secom, Seduc e Unemat. O comunicado oficial e a apresentação dos argumentos da decisão serão anunciados em coletiva com o secretário de administração, Geraldo de Vitto, logo mais, às 14h, na própria secretaria.


Juristas mato-grossenses são unânimes em afirmar que, caso as irregularidades apontadas pelos candidatos do concurso público deste domingo sejam confirmadas, o processo seletivo deve ser suspenso.

“O concurso público exige igualdade de oportunidade para todos que disputam o mesmo cargo. Se constatado que este princípio não foi cumprido, pode haver sim nulidade parcial ou total do concurso”, explica o procurador geral de Justiça Marcelo Ferra de Carvalho.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Francisco Faiad, partilha da mesma opinião do chefe do Ministério Público. “Se houver prejuízo a qualquer um dos concorrentes é indiscutível que o concurso tem que ser anulado”, disse Faiad em entrevista, por telefone, para o Olhar Direto.

O cancelamento do concurso público também é apontado pelo advogado Paulo Taques como medida mais conveniente. “Equívocos como gabarito sem lacre e a entrega das questões que deveriam ser respondidas de tarde, logo pela manhã, já são indícios suficientes para a suspensão", argumenta.

Na opinião do advogado, o cancelamento do processo seletivo é o meio mais eficiente de garantir a resolução do problema. "Talvez a anulação do concurso gere menos prejuízo ao Estado do que esperar a enxurrada de ações individuais e coletivas que os erros encontrados poderão gerar", conclui.

Entre as irregularidades apontadas pelos candidatos do concurso estão a entrega de gabaritos sem lacres, envelopes rasgados, horários diferentes para a realização das provas para provimento do mesmo cargo, utilização de aparelhos eletrônicos dentro das salas de aula e desorganização na distribuição de locais de prova momentos antes da aplicação do exame.

Em nota divulgada às 12h42 e atualizada às 13h06, a Secretaria de Comunicação (Secom) confirma a anulação alegando problemas de logísticas ocorridos na parte da manhã.
 

Leia abaixo a íntegra da nota

Governo de Mato Grosso determina o cancelamento do concurso público

O Governo de Mato Grosso acaba de anunciar o cancelamento do concurso realizado em todo o Estado neste domingo (22.11), para o provimento de 10.086 vagas, em decorrência de problemas de logísticas ocorridos na parte da manhã.

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Taisir Karim, instituição responsável pela realização do concurso público, vai explicar os motivos do cancelamento.

Junto com o secretário de Administração do Estado de Mato Grosso (SAD), Geraldo De Vitto, o reitor atenderá a imprensa logo mais, às 14 horas, na sede da Secretaria, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.


Atualizada às 13h39
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet