Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Educação alimentar é tema de curso em Nortelândia

Criado em 2004, pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), o programa Cozinha Brasil, encerrou ontem (13), à noite, o curso de Educação Alimentar, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Nortelândia, capacitando cerca de 168 mulheres e outras 45 multiplicadoras.


Um dos objetivos do curso é mudar os hábitos alimentares e oferecer uma alimentação mais saudável, barata, saborosa e sem desperdício, além de promover a mudança nos hábitos alimentares, proporciona a aquisição de técnicas relativas ao pleno aproveitamento dos alimentos.

Os participantes obtiveram conhecimento sobre a ciência da nutrição, a função dos alimentos e seus grupos, bem como elaborar um cardápio equilibrado e cuidados no preparo e manipulação, aprendendo novos hábitos alimentares para garantir uma boa saúde e quais são os alimentos funcionais, entre outros ensinamentos repassados pela equipe de profissionais do programa. Durante o curso, elas aprenderam o valor nutritivo dos alimentos e os nutrientes necessários para o organismo, aproveitando integralmente os alimentos e seus benefícios.

Na solenidade de encerramento do curso, a alegria e o entusiasmo estavam estampadas no rosto de cada uma delas, ao apresentarem seus pratos para serem degustados, já utilizando os métodos e sugestões repassados durante uma semana.

A dona de casa Valdirene de Oliveira, que falou em nome da turma, disse que aprenderam muito com o curso e que a partir de agora colocarão em prática os conhecimentos que obtiveram."Uma oportunidade única de aprender como enriquecer nossa alimentação, melhorando nossa saúde e acima de tudo com economia".

A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Anita Perón, se disse satisfeita com o resultado, principalmente pelo grande número de mulheres que se inscreveram, revelando a vontade das mulheres donas de casa em obter conhecimento sobre reaproveitamento dos alimentos, buscando uma alimentação rica e saudável. “Todas reaprenderam como se alimentar bem, inclusive, diminuindo o desperdício, combinando os alimentos de forma a ter o melhor rendimento nutritivo” destacou a coordenadora.

Uma das instrutoras, a nutricionista Laurita Arruda, fez questão de afirmar que se surpreendeu com o numero de mulheres de várias idades, que participaram das aulas, ficando claro que as pessoas estão se conscientizando a cada dia da necessidade de se alimentar bem, gastando menos e obtendo o melhor resultado para o organismo.

O prefeito municipal Neurilan Fraga, que também participou do encerramento, disse que seu governo priorizará os cursos de capacitação, que como este, possam dar as pessoas um nível de conhecimento que resulte na melhoria da qualidade de vida de cada um. “Cursos como este são importantes, tanto do ponto de vista econômico como o de uma qualidade de vida melhor, orientando as pessoas de qual a melhor forma de se alimentar, o que implica em uma vida com mais saúde” salientou ele.

Participaram ainda o vice-prefeito Antônio Meira e os secretários municipais Jossimar Fernandes e Aldemar Xavier Meira, de Administração e Finanças, respectivamente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet