Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Luta contra o preconceito é foco da campanha da AIDS que inicia em 1º de dezembro

O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra AIDS. Para este ano, o tema escolhido pelo Ministério da Saúde trata do preconceito e terá como slogan “Viver com AIDS é possível. Com o preconceito não”. O tema abordado este ano trata a AIDS como uma doença crônica, mas, que possui tratamento e controle. “Diante disso, temos que trabalhar o aspecto do preconceito, que ainda é muito forte. O preconceito apresenta-se como uma das maiores barreiras para quem vive com AIDS, interferindo até na adesão ao tratamento”, esclarece a técnica da Coordenadoria Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, Janaína Porto.


“Quanto mais cedo a pessoa conhecer a sua condição sorológica mais fácil será o manejo do tratamento e acompanhamento do agravo, proporcionando assim ao usuário melhor qualidade de vida”, informou Janaina Porto.

O Estado de Mato Grosso vem trabalhando para alcançar as metas estabelecidas, dentre elas, está a questão da acessibilidade ao diagnóstico da infecção pelo HIV e aumentar a disponibilidade ao preservativo como método de prevenção.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) em parceria com os municípios mato-grossenses, durante todo o ano elaborou ações estratégicas de controle e diagnóstico do agravo na busca de casos novos de HIV e AIDS.

Dentre as ferramentas utilizadas encontra-se a utilização do Teste Rápido para Diagnóstico do HIV, sendo estabelecido como prioridade pelo Ministério da Saúde de forma a ampliar o acesso ao exame e detecção do HIV/AIDS.

Desde 14 de outubro de 2009, entrou em vigência a Portaria de nº 151/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), revogando a portaria de nº 34, que regulamenta o uso do teste rápido para diagnóstico e detecção da infecção pelo HIV em situações especiais. Uma das orientações é que todas as pessoas procurem um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), policlínicas e Serviços de Assistência Especializada (SAE) e façam os testes de HIV, VDRL e Hepatites. Vale lembrar que no caso dos doadores de sangue o teste é feito obrigatoriamente e automaticamente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet