Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Economia

OPORTUNIDADES

Investidores desconhecem potencial do Mato Grosso, diz iraniano

Interessados em investir no Brasil, os iranianos pouco sabem que o Mato Grosso é o Estado brasileiro que mais cresce e que se tornou o principal produtor agrícola do País. A avaliação é do secretário-executivo do Grupo Parlamentar Brasil-Irã, Sharham Khorramshari, iraniano radicado há 30 anos no Brasil e um dos principais interlocutores dos acordos assinados entre os dois países nesta segunda-feira, em Brasília.


Segundo ele, os empresários iranianos têm grande interesse em investir no Brasil mas pouco sabem sobre o país-alvo dos investimentos. "Falta um trabalho de divulgação do potencial do Brasil para outros países. O Irã tem muito dinheiro para investir e muito conhecimento na área energética, principalmente em petróleo, mas não sabe quase nada em relação às oportunidades na região Centro-Oeste", ressaltou.

O secretário-executivo lembrou que o Irã é o quinto maior destino dos produtos agrícolas brasileiros. Ele também citou que é grande o interesse dos iranianos na compra de terras brasileiras para a atividade agrícola, assim como na tecnologia desenvolvida pela Embrapa para o plantio em regiões áridas, como o nordeste brasileiro.

A compra de terras, porém, não faz parte dos planos do Brasil na área da agricultura. O ministro Reinhold Stephanes disse que o objetivo é vender grãos para o Irã. "O ideal é que o Irã invista em estocagem de grãos para que possamos aumentar nossa parceria neste setor", comentou.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso apresentou um acréscimo de 111,5% no Produto Interno Bruto (PIB) no período de 1995 a 2007. Outro dado positivo é que no mesmo período (1995 e 2007), a renda per capita mato-grossense, ou seja, o poder de consumo da população, saltou no ranking nacional dos Estados da 15ª posição para a 7ª.

O crescimento de 111,5% está relacionado com a agroindústria. Mato Grosso tem deixado de ser um estado manufaturado, para se tornar industrializado. O setor industrial cresceu 109%, seguido pelo setor de serviços, com alta de 71%. A soma destes três indicadores foram o PIB mato-grossense.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet