Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Rondonópolis é o primeiro município do interior a instalar câmeras de monitoramento

A prefeitura de Rondonópolis e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) inauguram ainda em dezembro o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) sistema de monitoramento eletrônico por câmeras.


São 26 câmeras de videomonitoramento, que serão instaladas em pontos estratégicos do município, como área central e principais vias de saídas para as cidades de Campo Grande, Paranatinga e Cuiabá. Os equipamentos auxiliam a polícia a agir de forma proativa, reagindo antecipadamente e evitando que a ação delituosa ocorra.

As imagens remotas fornecidas pelas câmeras de monitoramento são capturadas e apresentadas em tempo real, ficando depois armazenadas no banco de dados. As câmeras têm alta capacidade de zoom e mobilidade e conseguem visualizar a placa de um carro distante até 600 metros, giram 360° na horizontal e 180° na vertical.

Ao contrário de Cuiabá e Várzea Grande, que receberam câmeras com recursos próprios do Governo do Estado de Mato Grosso, na ordem de R$ 1 milhão, os novos equipamentos de Rondonópolis foram adquiridos através de projeto elaborado dentro do GGI municipal para a garantia de investimentos federais do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci). Para isso, a Prefeitura Municipal entrou com contrapartida para a garante da alocação de recursos.

Qualquer município que possua o Gabinete de Gestão Integrada da Sejusp pode enviar projetos ligados a segurança pública para o Pronasci. É o caso de Sorriso, que já deu andamento nos documentos para implantação do videomonitoramento.

TREINAMENTO

Para tornar o trabalho de videomonitoramento e o atendimento às ocorrências geradas pelas câmeras, a Sejusp por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) realizou na última quarta-feira (18.11) o treinamento de 18 profissionais da Segurança Pública. Eles serão responsáveis pelo controle todo o sistema na cidade de Rondonópolis.

Pela manhã os alunos participaram de uma palestra teórica explicando como é a tecnologia utilizada e para capturar as imagens, bancos de dados e o sistema da central de ligações do Ciosp de Cuiabá. No período da tarde os militares conheceram como funcionam as câmeras de vigilância, além de monitorarem as ruas de Cuiabá e Várzera Grande, como treinamento prático do que aprenderam.

GGI

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados.

Desde que foi criado pelo Ministério da Justiça no ano de 2003, o GGI vem promovendo a interlocução dos planos nacional e estadual de segurança pública. Mato Grosso foi o segundo estado da federação a implantar o GGI. O primeiro criado no país foi no Espírito Santo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet