Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Escola de Saúde Pública, em parceria com a FIOCRUZ, começa curso à distância de gestores do SUS

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP) em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Instituto Osvaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) inicia, no dia 30 de novembro de 2009, o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS em Mato Grosso.


Segundo a diretora geral da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Rose Maria Peralta Fava, “o objetivo do curso é proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão do SUS, na perspectiva de formar equipes gestoras referenciadas na regionalização da atenção à saúde. Com essa parceria, da ESP de Mato Grosso com a ENSP/Fiocruz, o Estado inicia o ciclo de cursos de Educação à Distância, que se configura num excelente instrumento de fortalecimento da interiorização da Saúde no estado”.

O curso terá carga de 178 horas, sendo que 24 horas serão presenciais. As restantes 154 horas do curso serão ministradas pelo método de Educação à Distância (EAD), que é hoje uma forma de qualificação profissional sem limite territorial. As 24 horas presenciais serão ministradas nos dias 30/11 (inicio oficial do curso), 01 e 02 de dezembro, na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, com aulas intensivas de 8h por dia. A Escola de Saúde Pública está localizada à Avenida Adauto Botelho, 552, Bairro Coophema, em Cuiabá.

Uma faceta diferenciada do curso, segundo a coordenadora estadual do curso, Eliane Barbosa Jerônimo, é a participação de secretários municipais de Saúde. “Dos 182 gestores selecionados para participar do curso, 28 são Secretários Municipais de Saúde ou Secretários Municipais Adjuntos de Saúde. Essa diversidade de alunos só vem reforçar o caráter de descentralização e interiorização do curso”, disse.

Este curso será desenvolvido em todo o Brasil. Em Mato Grosso a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso é a instituição Pólo descentralizada para a Coordenação do Curso no estado. O estado foi contemplado com 182 vagas para gestores das diversas áreas da saúde, como Atenção Básica, vigilâncias, Auditoria, Planejamento, Média e Alta complexidade, Educação em Saúde e Gestão do Trabalho, d entre outras.

Os esforços estaduais, em preparação do curso, começaram no período de 19 a 23/10, deste ano, quando nove servidoras da Secretaria de Estado de Saúde, selecionado por banca especifica, participaram, em Brasília, da Oficina de Formação de Tutores do Curso de Qualificação de Gestores do SUS, sob a Coordenação Nacional da ENSP/Fiocruz. Nessa ocasião os trabalhadores da Saúde do estado tomaram conhecimento dos instrumentos de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

“Como resultado desses esforços tivemos ainda uma expressiva participação das macrorregiões Leste e Norte, pactuadas em CIB Estadual como prioritárias para a seleção de participantes do curso, com destaque para o município de Guarantã do Norte que irá participar com 21 gestores alunos inscritos no Curso”, finalizou Rose Maria Fava.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet