Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Economia

Bolsas europeias afastam temor sobre divida em Dubai e fecham em alta

As Bolsas europeias conseguiram reverter o mau humor causado pela moratória da Dubai World, o braço de investimentos do emirado de Dubai, e fecharam em alta. Os papéis do setor bancário se destacaram, depois das perdas registradas ontem.


Durante o dia as principais Bolsas da Europa tiveram desempenho fraco, mas mostraram ganhos em alguns momentos, e no fim da sessão os investidores voltaram a comprar.

A Bolsa de Londres subiu 0,99%, indo para 5.245,73 pontos no índice FTSE 100; a Bolsa de Frankfurt ganhou 1,27% no índice DAX, indo para 5.685,61 pontos; a Bolsa de Zurique teve alta de 0,85%, indo para 6.336,66 pontos no índice Swiss Market; a Bolsa de Amsterdã fechou com ganho de 0,91%, com 309,52 pontos no índice AEX General; e a Bolsa de Madri teve alta de 0,97%, com 1.229,44 pontos no índice Madrid General.

Os bancos franceses se adiantaram e já informaram que têm pouca exposição à crise de dívida de Dubai. O banco Natixis afirmou ter exposição de cerca de US$ 50 milhões à dívida em espera da Dubai World, além de uma exposição direta "extremamente baixa" ao setor imobiliário do emirado.

O Société Générale, por sua vez, disse que sua exposição à Dubai World é "limitada", enquanto o BNP Paribas afirmou que o banco não tem exposição à bolha estatal de Dubai. O Dexia divulgou ter uma exposição limitada ao DP World e o Calyon informou que a sua exposição ao Dubai World é "muito baixa".

A EBA (Associação dos Bancos nos Emirados, na sigla em inglês) informou hoje em sua página na internet que o britânico HSBC é o estabelecimento estrangeiro mais exposto à dívida de Dubai, com 11,3 bilhões de euros de empréstimos no fim de 2008. Mesmo isso não bastou para impedir o avanço no fim do dia.

Na quarta-feira (25), a Dubai World anunciou o adiamento por seis meses d pagamento de dívidas, que chegam a US$ 59 bilhões. A prorrogação solicitada deixa o pagamento para maio de 2010. O pedido de prazo também se aplica para as dívidas da Nakheel, uma companhia do setor imobiliário e subsidiária da Dubai World.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet