Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Brasil vê sorteio em que grupo difícil pode ser fácil na Copa-2010

A seleção brasileira acompanha a partir das 15h (horário de Brasília) desta sexta-feira, na cidade do Cabo, na África do Sul, o sorteio que define grupos para o Mundial 2010. Segundo informa nesta sexta-feira reportagem de Paulo Cobos e Rodrigo Bueno, publicada pela Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL), um grupo teoricamente difícil pode ser fácil para a equipe de Dunga.


Isso porque o retrospecto da seleção brasileira sob o comando de seu atual treinador contra equipes que se situavam as 20 seleções melhores colocadas no ranking da Fifa na ocasião da partida é de 85% dos pontos. Contra as equipes que figuravam entre a 21ª e a 40ª colocação, o time nacional arrematou 64% dos pontos com Dunga. Contra times abaixo da 41ª colocação, o aproveitamento foi de 74% dos pontos.

Portugal, França, Camarões, Grécia, Estados Unidos, México, Costa do Marfim, Suíça e Sérvia são os times que disputam a Copa que hoje se situam entre os 20 primeiros colocados do ranking da Fifa. Austrália, Nigéria, Dinamarca, Argélia, Eslovênia, Eslováquia, Gana e Honduras se situam entre a 21ª e a 40ª posição. Abaixo da 41ª posição, só estão Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Coreia do norte.

O sorteio de hoje pode colocar o Brasil só contra os 20 melhores do ranking na primeira fase. É possível enfrentar Portugal (quinto hoje na lista da Fifa), Camarões (11º) e México (14º). Mas Dunga pode receber a notícia de que terá pela frente rivais bem mais modestos, como Eslováquia (34º), Argélia (28º) e Coreia do Norte (84º).

Dunga, que chegou ontem à África do Sul, disse, primeiro, que não escolhe adversários na primeira fase. Mas, depois, admitiu que times "de menos tradição" no início da Copa seriam melhores para sua equipe.

O Brasil, um dos oito cabeças de chave do torneio, terá necessariamente que ter em seu grupo um país de cada um dos Potes 2, 3 e 4 (veja divisão dos potes abaixo). Os outro sete cabeças de chave são Espanha, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Holanda, África do Sul (país organizador), todos no Pote 1.

Vejam a divisão para o sorteio

Pote 1 (cabeças de chave) :Brasil, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Holanda, África do Sul (país organizador)

Pote 2 (Ásia, Oceania e Concacaf): Austrália, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Honduras, México, Estados Unidos, Nova Zelândia

Pote 3 (África e América do Sul) Chile, Paraguai, Uruguai, Nigéria, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Argélia

Pote 4 (Europa): Dinamarca, França, Grécia, Sérvia, Portugal, Eslovênia, Eslováquia, Suíça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet